ORGANIZAÇAO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Páginas: 17 (4136 palavras) Publicado: 15 de junho de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ALUNAS:



Organização e Metodologia do Ensino Fundamental





Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, sob orientação do professor-tutorà distância Tatiane Heiffig Borges BispoPolo/Pirituba
2013


Etapa 1

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

O artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:
Baseada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a Escola oportunizar diversificados âmbitos de experimentação e atividades, a fim de possibilitar à criança o desenvolvimento social, intelectual, afetivo e pessoal, harmonioso ecoerente, para a construção de uma autoestima positiva e, por outro lado, ampliar o seu universo cultural para que conquiste progressivamente segurança e autonomia, percebendo-se como um ser que e interfere no meio, expresse suas vivências, conheça seu próprio corpo, capacitação, limitação, necessidades e possibilidades, enfim, desenvolva todo o potencial de sua cidadania enquanto ser humano.
“Aeducação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Organização Administrativa e do Corpo Docente:
É constituída por equipe técnica da qual fazem parte a diretora, da escola, o assistente da diretora ea coordenadora pedagógica.   
O ensino fundamental , com duração mínima de oito anos, é obrigatório e gratuito na escola pública, cabendo ao Poder Público garantir sua oferta para todos, inclusive aos que a ele não tiveram acesso na idade própria.


















Etapa 2


O ensino fundamental de nove anos, ha vantagens e desvantagens, sem dúvida; eu particularmente sou afavor do ensino de 9 anos visto que nós mulheres precisamos trabalhar, e deixamos nossos filhos na escola, inclusive pesquisas internacionais mostram que não é cedo alfabetizar aos 6 anos ou até antes. Aprender é sempre bom, porque vivemos de uma cultura letrada, é sempre um desafio, uma conquista, algo muito bom, desde que seja feita de forma correta, trabalhando adequadamente de acordo com afaixa etária, o Lúdico em Evidência.
A Educação básica para quem trabalha com o ensino fundamental de 9 anos, os docentes precisam ter conhecimentos Pedagógicos específicos sobre a fase do desenvolvimento das crianças, as teorias se avançam cada vez mais e o professor precisa acompanhar as mudanças de uma sociedade em mutação. O professor na sua formação deve ser participativo engajado nasquestões sociais e pedagógicas, deve conhecer bem o regimento escolar que define regras, direitos e deveres de cada um.
Também cabe salientar que o Ensino Fundamental de 9 anos é um movimento mundial, já no Brasil se tornou meta da educação nacional pela Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001 que aprovou o PNE.
Para a Inclusão de crianças de seis anos de idade a duas intenções: oferecer maioresoportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que mais cedo as crianças ingressem nos estudos alcançando maior nível de escolaridade. Estarei sempre a favor da população, que neste caso tem o benefício de colocar seu filho na escola um pouco mais cedo, pois muitas vezes não tem vagas em creche, em fim, desta forma se faz com a obrigatoriedade, acaba sendo automática, amãe poderá deixar seu filho na escola, e não se preocupar com a creche que não tem vaga ou ter que pagar particular.
Os anos iniciais ou seja o 1°, dos noves anos do ensino fundamental as atividades em forma de aprendizagem de leitura e escrita devem ser apresentadas de forma lúdica, atrativa e adequada para cada faixa etária.
LDB nº 9.394/96, sugere-se que o Ensino Fundamental seja assim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
  • organização e metodologias do ensino fundamental
  • organização e metodologia do ensino fundamental
  • ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • Organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!