Organizações x saúde : onde o psicólogo pode intervir?[1]

Páginas: 7 (1746 palavras) Publicado: 18 de março de 2013
Organizações X Saúde : Onde o Psicólogo pode intervir?[1]


Resumo: O presente trabalho apersenta uma pesquisa de campo, no ambiente organizacional onde salienta a necessidade do acompanhamento e intervenção psicológica nesta área. A pesquisa é feita sobre a saúde emocional dos trabalhadores de uma empresa de sistema de informação MG em que realizei estágio supervisionado. Foi realizadoum projeto de pesquisa com o objetivo mapear e explorar as questões referentes a saude emocional destes trabalhadores. De acordo com os modelos de gestão apresentados em sala de aula, pude mapear o modelo de gestão presente nos processos organizacionais da empresa pesquisada. Com base nos resultados obtidos, é explorado o relacionamento entre as estratégias em operações, a cultura organizacional ea gestão por macroprocessos para intervir na saúde do trabalhador.

Palavras Chaves: Mapeamento organizacional, saúde do trabalhador, gestão empresarial.
________________________________________________________________

De acordo com um levantamento estatístico feito em uma empresa de sistema de informação de belo horizonte, verifica-se um aumento significativo das pessoas comdiagnóstico de adoecimento mental e tendo como conseqüência o afastamento destes funcionários do trabalho por período indeterminado. A possibilidade de contato com estes trabalhadores me incentivou a voltar a atenção sobre qual o sentido que estes funcionários dão as este acontecimento. Escolhi este projeto de pesquisa pois me interessa atender e verificar ao que se remete um ser humano a partir da docontexto organizacional e as possibilidades que o psicólogo têm de ajudar na melhora deste sujeito.
A opção pelo tema surgiu após levantamentos analíticos, realizados na empresa em que estamos realizando o estágio supervisionado com a orientação do professor Antônio Furiat sobre as diversas formas de manejar o atendimento psicológico no ambiente organizacional. Diante deste processo surgiu oinício de uma pesquisa acadêmica onde busquei referências teóricas que me possibilitasse ampliar meus conhecimentos sobre a saúde mental do trabalhador.
As décadas de setenta e oitenta foram marcadas pela entrada brusca da ciência da informação tanto na organização do trabalho quanto na sociedade e na cultura.
Para Levy (1994), Em decorrência dos avanços tecnológicos, váriastransformações no sistema ocupacional ocorreram. Os profissionais da área de exatas foram os primeiros a passar por essa transformação, chamados a utilizar os conhecimentos da área matemática e física em serviços de aprendizagem e desenvolvimento tecnológico do sistema de informação.
A ciência da informação é uma ciência muito contemporânea, os profissionais precisaram construir conhecimento,vocabulário e reconstruir condições de trabalho a partir desses novos sistemas introduzidos à sociedade e repassá-los à sociedade em curto espaço de tempo.
Segundo Leve, (1994), Ser profissional da área da informação foi considerado, no mercado de trabalho, o ponto de partida para uma carreira de sucesso no emergente campo da computação e da informática. As atividades ligadas à informáticaconfiguravam-se como base de um sistema laboral organizado, que prometia também, classificação ascendentes, como as de operador de micro, programador e analista de sistemas.
A partir do aprimoramento das tecnologias ligadas à informática os grandes computadores foram substituídos por microcomputadores possibilitando a produção de grandes sistemas, manutenção, desenvolvimento de programação e análise.A partir desta fase, algumas das ocupações foram substituídas ou aprimoradas, como é o caso do matemático que se constitui como programador, do físico que se aprimora como analista, do técnico elétrico, que passa a ser técnico em manutenção e até mesmo do datilógrafo que passa a se constituir como digitador.
A partir das decorrentes mudanças, e da grande necessidade de acompanhar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 Como o estresse pode afetar a sua saúde e como lidar com ele
  • o psicologo nas organizaçoes
  • Psicologo nas organizações
  • O psicologo nas organizações
  • O psicologo na saude
  • Cada um mora onde pode
  • O que pode fazer o psicólogo organizacional
  • O que pode fazer um psicólogo organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!