Organizações e normas

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
JUSTIFICATIVA

Este artigo tem por objetivo analisar questões fundamentais e os modelos de gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Muitos destes desafios já se acham reconhecidos conceitualmente embora, em muitos casos, sejam trabalhados apenas genericamente pela comunidade educacional. Sua notoriedadeocorreu principalmente por terem sido propostos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. No entanto, como sua prática é ainda um livro aberto a experiências consistentes, à construção do conhecimento e à aprendizagem, e dada a sua centralidade para o desenvolvimento de educação. As escolas refletem em seus alunos o modelo de gestão que no espaço educacional é aplicado.
Num modelode gestão em que os lideres são antidemocráticos, onde o compromisso sócio – político com os interesses reais e coletivos estão comprometidos, pesa sobre nós administradores a decisão dos rumos do processo educacional vigente. É certo que essas constatações não são por acaso que aparecem, são na verdade próprias de um modelo administrativo, que se fundamente nas falácias de um sistema comprometidoe excludente que é o ensino brasileiro, onde uma pequena camada da população e beneficiando, enquanto que a maioria tida como pobres são penalizadas e excluídas do processo ensino-aprendizagem.
É interessante verificar como o conceito evoluiu com o a passar dos anos do que seria gestão escolar e permitir pensar em gestão no sentindo de gerir uma instituição escolar, desenvolvendo estratégiasno cotidiano com a finalidade de uma democratização da gestão educacional. Conforme apontado por Lück (2000, p. 11), gestão escolar: [...] constitui uma dimensão e um enfoque de atuação que objetiva promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas necessárias para garantir o avanço dos processos sócio educacionais dos estabelecimentos de ensinoorientadas para a promoção efetiva da aprendizagem pelos alunos, de modo a torná-los capazes de enfrentar adequadamente os desafios da sociedade globalizada e da economia centrada no conhecimento.
Nos dias de hoje podemos ver o perfil do gestor da atualidade, ter a necessidade de repensar alguns fundamentos na educação, e de como iniciar conceitos sobre a educação, quebrando novos paradigmas, comorelação à interdisciplinaridade, pedagogia de projetos, temas geradores de pesquisa em sala de aula, uma construção do conhecimento e habilidades.
Práticas que vem abrindo caminhos para uma reflexão. Segundo W. E. Deming, administração e liderança não são necessariamente a mesma coisa. Os lideres podem ser quaisquer empregados, de qualquer nível, que tenham uma visão (ou atendam a visão daorganização) e possam liderar os outros. É necessário, numa escola, “embutir” nos docentes o 1º axioma de W. E. Deming, ou seja, que eles devem se transformar em líderes dentro da sala de aula.
Referindo-se as práticas adotadas há anos passados, podemos diferenciar com a da atualidade. Perrenoud (1999 apud HENGEMÜHLE 2004, p. 185). Afirma que o debate atual só é possível porque, há um século, osdefensores da Escola Nova e das pedagogias ativas questionam as relações entre os conhecimentos e as praticas sociais, o sentindo do trabalho escolar a ausência de projeto.
Se na instituição escolar não forem repensadas muitas questões estruturais seu desempenho será fracassado [...] isso quer dizer que as escolas ainda são muito disciplinares, pois para construir conhecimentos é preciso tempo eespaço Hengemühle (2004 p. 87).
De acordo com Estevão (1999), a importação de um modelo de gestão estratégica vai implicar, como se depreende, que as escolas não fiquem à mercê das mudanças das políticas educativas nacionais, numa atitude de mera reação às contingências da sua implementação; pelo contrário, ela tem que exigir e insistir, alcançando uma margem ampla de autonomia para atuar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organizacoes e normas
  • Organizaçoes e normas
  • Organizações e normas
  • Organizações e normas
  • questionário de organizações e normas APENAS RESPOSTAS
  • 55 Questões feitas de organizações e normas
  • organizaçoes
  • Organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!