Organizações e fenômenos sociais

Páginas: 22 (5388 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
SUMÁRIO

1. Introdução 4
2. Definição de Organização 5
3. A Importância dos Grupos Sociais 7
3.1 Agregações, Categorias e Grupos 7
3.2 Agregação ou Coletividade 8
3.3 Categoria 8
4. Comunidade e Sociedade 9
5. Grupos de Interesse e Lobby 10
5.1 O Lobby 10
6. Organizações Formais 12
6.1 A estrutura Organizacional 12
7. Burocracia 13
8. Grupos Informais 15
8.1 Como Surgem os GruposInformais 16
9. Grupos Pessoais e Grupos Externos 17
10. Grupos de Referência e Estereótipos 19
11. Conclusão 21
12. Bibliografia 22




1. Introdução

O tema deste trabalho é o estudo de interação dos indivíduos, dos grupos sociais: Qual a importância dos grupos sociais, seus principais tipos, e o que são não-grupos.
Discuti-se aqui como indivíduo se torna membro de um grupo e como ogrupo influencia o indivíduo. São analisados os grupos internos e externos, e também o conceito de comunidade.
Descreve-se o que são grupos de referência e os estereótipos. Abordam-se as organizações, sua relação com sociedade e sua estrutura burocrática.

2. Definição de Organização

A origem da palavra “organização” (do grego, organon (οργάνωση), “uma ferramenta” ou “um instrumento”)fornece uma boa idéia do seu significado. Nesse sentido, as organizações podem ser entendidas como instrumento utilizado pelo homem para desenvolver determinadas tarefas, as quais não poderiam ser desenvolvidas por um indivíduo em particular.
Há varias definições possíveis de organização. Para Peter Drucker (1997) “é um grupo humano, composto por especialistas que trabalham em conjunto em uma tarefacomum” e embora seja uma criação humana, ela é feita para durar por um período considerável. Segundo o mesmo autor, “ao contrário da sociedade, da comunidade ou da família – aos agregados sociais tradicionais – uma organização não é concebida e baseada na natureza psicológica dos seres humanos nem em suas necessidades biológicas”.
Em sua conceituação, Druker enfatiza o aspecto de que aorganização é sempre especializada, que ela é definida por sua tarefa, pois só assim ela será eficaz. Ao hospital cumpre a tarefa de cuidar de doentes; a escola concentra-se em ensino e aprendizado; a orquestra toca música etc. Em resumo, a sociedade, a comunidade e a família “são” e as organizações “fazem”.
A organização constitui-se numa rede de relações entre pessoas que compõem seu sistema social. Masela também se apresenta do ponto de vista material; por exemplo, como um conjunto de máquinas, equipamentos, imóveis, instalações e outros materiais imóveis que, no entanto não funcionam sem as pessoas. Assim, podemos compreender a organização formada por um sistema técnico e um social, em que ambos estão estreitamente interrelacionadas, formando um sistema aberto em interação constante com omeio ambiente.
Num primeiro momento é mais fácil ver numa organização seus elementos estruturados, formalizados, como os recursos materiais; seus resultados em termos de produtos, custo e lucros; a estrutura organizacional, o tipo de organização, as formas de subordinação, a hierarquia; a tecnologia empregada; os recursos humanos etc. Do mesmo modo podemos conhecer as normas – mesmo algumasinformais – , alguns hábitos e costumes podem ser bastante evidentes.
No entanto, em qualquer organização existem relações informais - que não aparecem na estrutura formal e correspondem ás relações que existem entre as pessoas, mas que não necessariamente são as estabelecidas formalmente no organograma da organização. Há um conjunto de hábitos, práticas e costumes que correspondem a valorescompartilhados por toda a organização dentro de uma cultura própria.
Nas diferentes Sociedades humanas há diversos tipos de organizações; nem todas têm a mesma importância social em cada uma dessas sociedades. Uma organização sindical pode ter mais influência num país como a Alemanha do que a sua corresponde no Brasil.
No conjunto das organizações existentes há algumas que são essenciais, como as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fenomenos sociais
  • Fenomeno Social
  • Fenômenos sociais
  • Organizações vistas como fenomeno cultureal
  • Organizações vistas como fenômeno cultural
  • Organizações vistas como fenômeno cultural
  • organizações sociais
  • Organizações Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!