Organizações Sociais

Páginas: 7 (1529 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
“Na longa história da espécie humana (e do gênero animal), prevaleceram os indivíduos que aprenderam a colaborar e a improvisar com mais eficácia.” (Charles Darwin)
“Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. [...] e propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica docapital." (Betinho, sociólogo)
"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país." (Betinho)  
“Sempre que alguém precisa realizar uma atividade para a qual é necessário recorrer ao concurso de outros, ou sempre que algumas pessoas descobrem que, se unirem suas forças, conseguirão fazer coisas que seriam impraticáveis se perseguidas por apenas uma delas, o resultado é uma organização.” (Silvio L.Oliveira, em Sociologia das Organizações)
Por definição: “São entidades privadas – pessoas jurídicas de direito privado – sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. (Lei federal n. 9.637, de 18.5.1998)
Surgiram nas primeiras ações defilantropia, no século XVI, com as Santas Casas de Misericórdia. O cunho era assistencialista e de caridade.
Na década de 70, começam a se formar algumas organizações sociais, que tentam se dissociar da visão assistencialista. Administradas por voluntários, não tinham uma identidade própria nem uma perspectiva de futuro.
Nos anos 80, essas organizações, enfim, passam a ser chamadas de ONGs e vão ganhandoidentidade .
Na década de 90, as ONGs ganham mais força e aumenta a participação do setor privado nas questões sociais.
Hoje, já são mais de 335 mil organizações no país, segundo dados do Cadastro de Empresas (Cempre) de 2005.
Pastorais da Arquidiocese
de Vitória
Antes de falar sobre as pastorais de Vitória, é importante entender quando a Igreja Católica começou a assumir, de fato, ascausas sociais no Brasil e no Espírito Santo.
Ao final da década de 60 e durante toda a década de 70, ganharam força no nosso país os movimentos estudantis. Protestos contra condições de trabalho, salários e ditadura eram constantes. No Estado, nesta época, militares chegaram a fechar o DCE da Ufes. Há também um crescimento industrial e o êxodo rural aumenta progressivamente.
A Igreja Católicaassume, então, no Brasil, a defesa dos direitos humanos, encabeçando um movimento internacional contra as desigualdades na América Latina.
É tempo de intensas mudanças na Igreja. E, no ES, a Arquidiocese de Vitória, que já existia desde 1958, cria na década de 70 o Conselho de Pastoral
Realiza-se o primeiro Concílio para jovens e organiza-se a Pastoral Operária. A Arquidiocese incentiva aorganização dos homens do campo. É nesta década que se instaura a Cáritas Regional, o braço da Igreja para a caridade, e a Comissão Justiça e Paz (CJP), para a defesa dos Direitos Humanos.
A partir daí, a Igreja Católica, no mundo, no Brasil e no Estado, foi intensificando sua ação social. E no Espírito Santo, assim como no restante do país, foram se formando outras pastorais, especialmente a partir demeados da década de 80.
A Pastoral da Criança, por exemplo, que tem reconhecimento universal e é praticamente uma instituição à parte dentro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi formada em 1983.
O Departamento de Pastoral da Arquidiocese de Vitória é composto, hoje, por um coordenador ( Pe. Kelder Brandão), uma secretária executiva ( Ana Maria Lemos), e conta com uma equipe devoluntários responsáveis pela coordenação das atividades das diversas pastorais sociais (são 12 pastorais estabelecidas atualmente).
Essa equipe é formada predominantemente de voluntários, geralmente, ligados à Igreja Católica.
Pastoral Carcerária
Pastoral Catequética
Pastoral Criança
Pastoral da Juventude
Pastoral da Liturgia
Pastoral da Saúde
Pastoral da Solidariedade
Pastoral do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações Sociais
  • Organizações sociais
  • Organizações sociais
  • LICITAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
  • Responsabilidade social nas organizações
  • O PAPEL SOCIAL ORGANIZAÇÕES
  • Redes sociais e organizações
  • Responsabilidade social das organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!