Organizações Não Governamentais

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem o tema ONG, Organizações Não Governamentais. No primeiro momento deve-se analisar qual o conceito básico destes grupos que constituem o chamado Terceiro Setor, e por fim entender para que servem e como sobrevivem.
Essas organizações são responsáveis pela complementação de iniciativas às quais o Estado,sem condições técnicas e operacionais, não consegue um desempenho eficiente e eficaz no âmbito social, tais como: segurança alimentar, proteção materno-infantil, combate antidrogas, preservação do meio ambiente, defesa de direitos humanos e civis, dentre outros.
As ONGs sobrevivem, na maioria das vezes, de financiamentos e doações do próprio Estado, e também de algumas entidades privadas, além deter basicamente a ajuda de voluntários, que são as pessoas que “trabalham” na entidade, constituindo assim, um grupo sem fins lucrativos.












2 ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL (ONG)
2.1 DEFINIÇÃO
As Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades do Terceiro Setor, ou seja, são da sociedade civil e de caráter privado, cuja função é desenvolver trabalhos sem finslucrativos. A área de atuação das ONGs é bem diversificada: social, saúde, ambiental, grupos de proteção à mulher, tratamentos de dependentes químicos, etc.

Muitas delas surgiram para suprir a ausência do Estado em alguns serviços. Os projetos desenvolvidos pelas ONGs são financiados pelas próprias organizações por meio de doação dos sócios, além de algumas receberem apoio de instituições públicas eprivadas.

O fortalecimento do Terceiro Setor demonstra um aumento do comprometimento da sociedade para com a cidadania, formando um ser humano consciente de suas responsabilidades como cidadão global, promovendo trabalhos de interesse público.

No Brasil, existem aproximadamente 200 mil ONGs atuando em diversos estados e regiões. Algumas desenvolvem trabalhos sérios e recebem financiamentosde órgãos públicos, potencializando o uso dos recursos e contribuindo para o gasto eficiente das verbas. No entanto, muitas ONGs descaracterizam o verdadeiro valor dessas instituições, sendo criadas para obtenção de verbas, e não desenvolvendo desta forma, os projetos elaborados.

As Organizações Não Governamentais que mais se destacam são as que desenvolvem projetos ambientais. A partir dadécada de 1970, elas foram extremamente ativas nas discussões e legislações relativas ao meio ambiente.
Uma ONG, portanto, pode ter diversas formas jurídicas: associação, fundação, cooperativa, etc. O importante é que nunca procurem fazer lucros, pois são entidades da sociedade civil que têm por base o voluntariado e que procuram melhorar algum aspecto da sociedade.

2.2 OBJETIVOS
As ONGs têmcomo objetivo a promoção dos direitos econômicos e sociais, através de programas e projetos de intervenção nas comunidades mais desfavorecidas, em simultâneo com o dever da globalização responsável e solidária, através da educação para o desenvolvimento e mobilização social.
3 ONGS E EMPRESAS, OBJETIVOS COMUNS E CONFIANÇA MÚTUA
Nas duas últimas décadas houve um aumento da conscientização públicano que se refere às ameaças crescentes das questões globais, como mudança climática e conservação de recursos. Nesse mesmo período, floresceu também o relacionamento entre a comunidade empresarial mundial e as organizações não governamentais (ONGs), em especial aquelas cuja missão é engajar o mundo empresarial na salvação do planeta.
O mundo empresarial nem sempre foi muito receptivo às pressõesde agências de fora, inclusive nem mesmo de ONGs voltadas para o meio ambiente. De fato, durante a maior parte do último século uma atmosfera de desconfiança e suspeita mútua reinou nos dois campos, o que, com frequência, tem sido um obstáculo para o avanço dos dois grupos.
Entretanto, com a maior relevância das questões ambientais globais, um nível de alerta cada vez maior sobre os efeitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • ONG- Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais
  • Organizações não governamentais e terceiro setor
  • Estratégias de marketing nas organizações não governamentais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!