Organizações mecanicistas x organizações flexíveis: existiria um meio termo

Páginas: 2 (448 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2012
“Organizações mecanicistas X Organizações flexíveis: existiria um meio termo?”

Devido a mudanças ocorridas no século xx por causa da Revolução Industrial, as fábricas queriam produzir mais,gastando menos e evitando o desperdício. Foi aí que eles começaram a pensar em um planejamento sobre toda a produção, ou seja era preciso organizar para produzir. Taylor achava que o operário poderiaproduzir muito mais do que estava produzindo. Ele defendia, que era preciso fazer um planejamento sobre as atividades exercidas e aí sim delegar funções e cada um ocuparía-se exclusivamento com sua função.Por achar que as pessoas poderiam produzir mais, ele criou o “pagamento por produção”. O que o fez ser considerado inimigo do trabalhador.
Henry Ford usou o método de Taylor em sua fábrica deautomóveis, alcançando o maior nível de produção em massa.
Fayol gerou as funções administrativas que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar , que ainda são usadas pelo administrador. Asfunções e responsabilidades eram divididas, quanto maior o cargo, maior era sua responsabilidade.
Ford e Taylor achavam que para o bom funcionamento de uma empresa era preciso começar de baixo paracima e Fayol ahcava que deveria ser de cima para baixo.
Max Weber buscou pontos comuns entre as organizações, ele acreditava no seguimento de regras e nas funções burocráticas. As pessoas eramconsideradas apenas parte da produção, e devido á esses pensamentos, houveram muitos problemas e foi necessário um método que considerasse as pessoas como ponto primordial nesse processo. Para ele, esseprocesso era dividido em dois grupos, comportamento individual e o coletivo.
Entre as teorias clássicas surgiram autores que mesmo defendendo os princípios classicos, eles o revisaram, criticaram ereformularam as bases administrativas. Foram eles: Hugo Munsterberg, Ordway Tead, Mary Parker Folleet e Chester Bernard. A primeira escola criada com base comportamental, foi em oposição a teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizações Mecanicistas X Organizações Flexíveis
  • Organizações mecanicistas x organizações flexiveis
  • Mecanicistas x organizações flexíveis existiria um meio termo trabalhos escolares e acadêmicos prontos
  • Organizações mecanicistas x organizações flexíveis
  • Concepção mecanicista x organizações flexíveis?
  • TGA organizações mecanicistas x flexiveis
  • Organizações mecanicistas e flexíveis
  • Organizações mecanicistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!