Organização e sistema da educação brasileira

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

























Introdução
A carta magna brasileira defende como direito do cidadão a educação escolar gratuita até o fim do ensino médio. Em resposta a esta responsabilidade do Estado, escolas municipais, estaduais e federais oferecem vagas para mais de 90% dos jovens, considerando aqui a demandaatendida também pelas escolas particulares. 
Para regulamentar os processos educacionais o Ministério da Educação e Cultura elabora a Lei de Diretrizes e Base que organiza o ensino básico em três etapas, sendo: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, e dispõe de normas gerais para sua efetivação. 
Ao ler os dois documentos legais pode-se perceber que nem um nem outrotêm regras ou orientações que garantam a unificação dos sistemas de ensino e a qualidade dos serviços prestados. De forma autônoma as redes de ensino podem optar por formas de organização da progressão escolar, podendo esta ser seriada ou ciclada, com base em crenças meritórias para a aprovação dos alunos ou na progressão continua de alunos. 
Estes fatores entre outros  nos ajuda a perceberas lacunas da lei que favorecem a oferta de diferentes tipos de organização escolar, assim produzindo vantagens e desvantagens no aprendizado e desenvolvimento acadêmico dos alunos que se integram a este ou aquele sistema.
Sobre as contradições que protegem e produzem as desigualdades em nosso país, por meio da educação, é que trataremos neste trabalho.Introduction
The charter advocates as a Brazilian citizen's right to free schooling to the end of high school. In response to this responsibility of the state, municipal, state and federal jobs to offer more than 90% of young people here considering the demand for private schools also attended.
To regulate the educational process the Ministry of Education and Culture issues theLaw of Guidelines and Base organizing primary education in three steps, as follows: kindergarten, elementary and secondary education, and provides general guidelines for its implementation.
When reading the two legal documents can be seen that neither have rules or guidelines to ensure the unification of education and quality of services provided. Autonomously school systems maychoose organizational forms of school progression, which may be serial or cycled on the basis of beliefs for the approval of the meritorious students or students in the progression continues.
These factors among others helps us to realize the shortcomings of the law favoring the supply of different types of school organization, thus producing advantages and disadvantages in learning and academic developmentof students that integrate with this or that system.
About the contradictions that protect and produce inequalities in our country through education, is that this deal work.


 




























A estrutura organizacional de ensino brasileiro


A Constituição Federal deixa claro no art. 211 que a União, os Estados, o Distrito Federal e osMunicípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino, a LDB reafirma essa postura em sua redação, mostrando assim a descentralização da educação e evidenciando que há uma estrutura, com normas gerais, mas com adaptações e flexibilidade de acordo com as peculiaridades de cada esfera presente nessa estrutura.
A estrutura de ensino brasileiro compôem-se dos seguintesnívies:
• educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio.
• ensino superior.


Em nosso país a educação básica é obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. Outro fator que rege a educação básica é a liberdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e organização da educação brasileira
  • estrutura e organização da educação brasileira
  • Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!