Organização e Politica

Páginas: 10 (2343 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013

FACULDADE DE BAURU
PEDAGOGIA 1°TERMO






DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: GISELA ALVES DA SILVA






BAURU
2013


FACULDADE DE BAURU
PEDAGOGIA 1°TERMO



O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E DOS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO E NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO,OBJETIVOS DO ENSINO E TRABALHO DOS PROFESSORES.









BAURU
2013

O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO E DOS MOVIMENTOS ASSOCIATIVOS NA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Mesmo diante das reformas educacionais até aqui aplicadas, nos deparamos com as mesmas dificuldades existentes há muito tempo atrás.
As tarefas dos professores vêm sendo ampliada, porémnão há ainda o reconhecimento merecido.
A formação dos profissionais de ensino sofreu mudanças com a nova LDB, pois antes se formava professor com o magistério e com a licenciatura no curso superior, mas a LDB/96 prevê que para atuar na educação infantil até as primeiras séries do ensino fundamental os professores podem ser formados até o ensino médio apenas, e para diferentes áreas do saber dasséries finais do fundamental e ensino médio eles devem ter a licenciatura.
Porém a mesma lei prevê que a formação dos docentes devem ser em universidades e nos institutos superiores da educação, os ISEs.
Eles ainda citam quer a escola seria um espaço da formação do docente de educação continuada, uma vez que estaria em um ambiente coletivo de trabalho, porém é contraditório, já que se espera umaeducação de qualidade que requer reforço e aperfeiçoamento.
Nos artigos 61 e 67 da lei 9394/96 trata-se diretamente dos profissionais da educação, onde citam que para atuar nas quatro séries da educação fundamental e na educação média, é exigida licenciatura plena, também contraditória com outros artigos da mesma lei.
Para o MEC e o CNE, a formação deve ser realizada em institutos superiores deeducação, os ISEs.
Na década de 70 e 80 começa a organização da profissão, pois se formam várias associações educacionais, onde ocorreram greves contra o regime militar.
Cria-se o PNE (Plano Nacional de Educação) e depois de muitas discussões surge uma entidade federativa de supervisores, orientadores educacionais e funcionários das escolas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação(CNTE), para os professores do Ensino Superior a Associação Nacional dos Docentes (Andes), que hoje é o sindicato nacional.
Depois, ainda, tivemos o Comitê Nacional Pró-Formação do Educador que se constitui como Cursos de Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), que até hoje vem debatendo sobre a formação dos professores no Brasil visando lutar pela valorização dos profissionais doensino e propondo alternativas a essa questão fundamental à consecução da desejada qualidade da educação básica e superior.
Para essa profissionalização ser alcançada deu-se conta da importância de todos os envolvidos da escola para completarem e compreenderem que precisão visar também um espaço ideal, identidade dos profissionais, especialistas e funcionários, ou seja, todo o conjunto educacional.Dá-se a oportunidade de outras áreas como administração de ocuparem cargos na escola, porém não investem no preparo educacional desses demais profissionais que não tem um conhecimento ao fundo de todas as necessidades e valores da escola.
Com isso cresce a desvalorização do profissional da área, pois esses ocupantes de cargos de outras áreas acabam encarando essa oportunidade apenas como um “bico”,deixando de ter noção da importância do papel de ser um docente e trabalhar com a educação e valorização da nossa população.
A Constituição Federal de 1988 estabelece a necessidade de assegurar estatutos e plano de carreira para o magistério público e a LDB/96 então regulamenta nos trazendo a importância da valorização dos profissionais de educação, investimentos, salários dignos entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização politica
  • politica de organizaçao
  • ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
  • Organização politica
  • Organização politica
  • Organização politica
  • organizaçao politica
  • Política e organização social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!