ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Páginas: 10 (2491 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014




Danila Massi da Silva RA: 198807
Adrielle Rodrigues RA: 370786


ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL





Corguinho-MS

2014

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho visa entender melhor a estrutura e funcionamento da educação no ensino fundamental de nove anos. A atuação do magistério e da sociedade civil na aprendizagem do aluno. Aconfecção de um mapa conceitual observando as atribuições do MEC em todo território brasileiro. Neste sentido, mais especificamente o sistema organizacional do MEC, observando se há vantagens e desvantagens no Ensino fundamental de nove anos, e fazendo uma breve reflexão do universo de uma criança, com base em vários autores e teorias, tais como de Henri Wallom, Jean Piaget e Lev Vygotsky, queestudaram o processo de ensino-aprendizagem em todas as fases de desenvolvimento da criança, como sujeito participativo neste processo.
A Educação Brasileira vive de reformas quando então deveria haver é uma “revolução na educação”. O “futuro” depende da “educação” de hoje. (Alexandre Garcia).A “Educação” “faz” cidadãos, mas não uma “educação” qualquer e sim, uma “Educação” de qualidade. O sonhode muitos governantes e cidadãos é o resgate da qualidade do “Ensino”: valorizando o treinamento dos profissionais da educação - a “educação” depende do “professor” e o “professor” necessita de uma boa “qualificação”, para que suas práticas educativas sejam de qualidade no processo de ensino-aprendizagem.


AS ATRIBUIÇOES DO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO

Quanto às atribuições do Conselho sãonormativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Competeao Conselho e às Câmaras exercerem as atribuições conferidas pela Lei 9.131/95, emitindo pareceres e decidindo privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.
O Ministério da Educação (MEC) foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e SaúdePública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

O sistema educacional brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Com a aprovação da primeira Lei deDiretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC. Uma nova reforma na educação brasileira foi implantada em 1996. Trata-se da mais recente LDB, que trouxe diversas mudanças às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creches e pré-escola). A formação adequada dos profissionais da educação básica tambémfoi priorizada com um capítulo específico para tratar do assunto.

A Secretaria de Educação Básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principaisdocumentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS.

Segundo o MEC, a intenção é ampliar o período de escolaridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
  • organização e metodologias do ensino fundamental
  • organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e metodologia do ensino fundamental
  • Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
  • Organização e metodologia do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!