Organização e desenvolvimento curricular

Páginas: 6 (1392 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
Universidade Portucalense
Curso de Formação Especializada Pós-Graduação em Educação Especial 2009/2010
Organização e Desenvolvimento Curricular

O seguinte trabalho consiste na caracterização epistemológica do plano educativo global do Colégio Moderno.
O Projecto Educativo desta escola é um documento elaborado com a participação da comunidade educativa, estabelecendo a identidade da escola.Apresenta o modelo geral de organização e objectivos pretendidos por esta Instituição. Enquanto instrumento de gestão é o ponto de referência orientador na coerência e unidade da acção educativa.
Neste Projecto Educativo são definidos os objectivos pedagógicos, as linhas gerais de orientação, as escolhas metodológicas e as acções concretas que a escola pretende levar a cabo em colaboração comtodos os elementos da comunidade educativa com vista ao sucesso dos alunos. Dele constam os objectivos prioritários, os meios necessários e os indicadores que serão utilizados para avaliar a sua concretização.
Assim sendo, o Projecto Educativo indica quais as prioridades escolhidas pela comunidade escolar (pais e equipa escolar) e em que sentido trabalha particularmente o seu pessoal.
O ColégioModerno para além do ensino propriamente dito, abrange uma educação direccionada para valores éticos e morais. Sendo assim, promove a educação para a cidadania; defende a solidariedade, instituindo acções solidárias envolvendo a comunidade educativa; promove a autonomia no processo ensino-aprendizagem; valoriza a responsabilidade, disciplina e participação; fomenta a preservação do meio ambiente;encara a área curricular de Língua Portuguesa como prioridade na formação; adopta novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem; valoriza as áreas curriculares transversais (Expressão Plástica, Educação Musical, Expressão Físico-Motora, …); defende a continuidade na formação dos alunos.
Relativamente à caracterização intra-categorial, exalta-se que a aprendizagem é função do sujeito(características pessoais ou de grupo), objecto (conteúdos, objectivos…), agente (qualidade de assistência) grupo (sujeito+agente), o meio (instituinte e instituído), espaço físico e humano e por fim o tempo (cronológico, psicológico…).
Neste contexto, o Colégio Moderno tem como fundamentos das orientações curriculares: o reconhecimento do aluno como sujeito do processo educativo; o desenvolvimento e aaprendizagem como vertente indissociáveis; a construção articulada do saber, o que implica que as diferentes áreas a contemplarão não deverão ser vistas como compartimentos estanques, mas abordadas de uma forma globalizante e integrada; a exigência de respostas a todos os alunos o que pressupõe uma pedagogia diferenciada, centrada na cooperação, em que cada aluno beneficia do processo educativodesenvolvido com o grupo.
O objecto é os objectivos gerais e específicos implementados pela escola. O principal objectivo é o desenvolvimento global, bem como o crescimento harmonioso dos alunos.
Quanto aos objectivos na dimensão global do indivíduo, o Colégio prefere que a concretização das aptidões cognitivas tem como a base a socialização. Coloca o aluno no centro das aprendizagens, assumindo umpapel determinante e activo, uma vez que vai ser o aluno a realizar, actuar e executar todas as tarefas e actividades. A finalidade deste protótipo centra-se na resolução de problemas educativos concretos, na melhoria das aprendizagens, na transformação e praxis. Privilegia a construção da autonomia e o desenvolvimento da personalidade singular de cada aluno. Estimula a criatividade desenvolvida nocontacto com diversas experiências sociais. Fomenta, ainda, a Expressão Físico-motora como base nos valores de partilha, inter-ajuda, autodisciplina, competitividade, espírito de grupo bem como o desenvolvimento físico e psíquico.
Em relação aos objectivos na perspectiva aluno – sujeito e objecto do processo de ensino-aprendizagem, o aluno é colocado no centro das aprendizagens. O aluno aprende,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organizaçao curricular
  • organização curricular
  • organizaçao curricular
  • Organização curricular
  • O que é desenvolvimento curricular
  • PortFolio Organização Curricular
  • Seminário de organização curricular
  • Exercício de Organização Curricular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!