Organização politica

Páginas: 15 (3553 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
Patrícia Nascimento / Ellaine Santos / Fernanda Cristina
Disciplina: Sociologia
Tema: Organização Politica

Introdução

Este trabalho irá conter informações a respeito da organização política do país composta pelos sistemas e formas de governos, a organização do estado e a eleição e voto no Brasil, ou seja, tudo que condiz sobre política.
Este trabalhoserá importante não somente para aprendermos sobre o tema em si introduzido, mas também para ganharmos nota no final deste bimestre.

Capitulo 1 Organização política

Quando procura-se conhecer a organização política de uma comunidade, analisa-se:
* Governo;
* Divisão política (territorial);
* População;
* Instituições (sociais, educacionais, econômicas,políticas e jurídicas)
Com o concurso ordenado de tudo isso, o Estado tem condições de proporcionar a todos o seu verdadeiro objetivo, o bem comum. O bem comum só será alcançado com:
* Ordem (colocando cada coisa em seus devidos lugares);
* Disciplina (fazendo com que todos obedeçam às normas existentes);
* Hierarquia (existência de governantes e governados)
América Índia Maias,Astecas e Incas

Antes da conquista européia, a América conheceu o desenvolvimento de importantas civilizações, que formaram-se ao longo de milhares de anos e que possuiam complexa organização social, econômica e política, que realizaram grandes obras públicas: sistema de irrigação, assim como palácios e templos, tanto na mesoamérica, onde encontravam-se Maias e Astecas, como no Altiplano Andino, ondedesenvolveu-se o Império Inca.
Essas três civilizações tinham como base as características gerais do Modo de Produção Asiático, possuindo portanto semelhanças com civilizações mais antigas do Oriente Próximo, mas também diferenças significativas entre si.
A economia era essencialmente agrária, sendo a terra considerada como propriedade do Estado e trabalhada pelas comunidades camponesas,existindo atividades complementares como a criação de animais, o comércio e a mineração, esta última especialmente entre ao Astecas no México e os Incas no Altiplano Andino.
Os Astecas desenvolveram um sistema de plantio baseado nos "jardins flutuantes", em região pantanosa que passou então a produzir.
As comunidades camponesas conservavam pequena parcela de terra para uso familiar, mas a maior partedas terras pertencia à sacerdotes e elites locais (líderes dos clãs) no caso de Maias a Astecas. Entre os Incas a terra era divida em: Terra do Estado, Terra dos sacerdotes e Terra comunitária, onde cada família possuía um lote para cultivo próprio, onde produziria após trabalhar as terras do imperador e dos sacerdotes. A exploração do trabalho dos camponeses pelo Estado ainda era realizadaatravés da mita , ou seja, toda comunidade estava obrigada a fornecer homens para as obras públicas ou para o trabalho nas minas.
Apenas os Incas desenvolveram de fato um Império centralizado e teocrático, onde o Imperador, chamado Sapa Inca era considerado um deus, descendente direto do sol, supremo legislador e comandante do exército, suplantando a antiga unidade social, o Ayllu, (clã). Na Penínsulado Iucatã, os Maias desenvolveram um tipo de organização, onde cada centro urbano possuía autonomia e comandava as comunidades camponesas ao seu redor.
Na região do México, em uma ilha do Lago Texcoco, os mexicas ou astecas construíram uma grande cidade, capital do Império - TENOCHTITLAN - onde havia palácios, templos, mercados e canais de irrigação, demonstrando grande desenvolvimento. Apesar deconsiderado um Império, em parte por suas conquistas e o domínio sobre vários povos, O imperador possuía representação religiosa e militar, mas não necessariamente política, na medida em que havia anteriormente um grupo de uma camada de militares e sacerdotes originários dos líderes das aldeias
Na medida em que líderes locais e sacerdotes se fortaleceram, essas sociedades viram a formação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização politica
  • Organização e Politica
  • politica de organizaçao
  • ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
  • Organização politica
  • Organização politica
  • organizaçao politica
  • Política e organização social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!