ORGANIZAÇÃO POLÍTICA

Páginas: 10 (2428 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
KAMILA FERREIRA DOS SANTOS

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
PARAÍSO DO TOCANTINS
2014
Introdução
A antropologia política é uma disciplina de estudo que engloba a formação política e social de uma sociedade. A antropologia políticadiscute o papel e significado do poder, incluindo questões como "de onde vem o poder?", "como uma pessoa obtém o poder?" e "até que ponto um líder controla seu povo?". A seguir apresentaremos todos os pontos principais do capitulo.
Desenvolvimento
Organização Política
A organização política surge em qualquer sociedade segmentada em subgrupos, sendo um sistema que regula as relações entre osgrupos e seus membros, que compartilham padrões e ideias em comum. Toda sociedade territorial participa de um sentimento de união, gerando interesses comuns entre os quais estão os interesses políticos. Os conceitos de Estado e de Governo são considerados básicos na análise da organização política.
Estado
Costuma-se defini-lo como anação politicamente organizada. O território e a população são anteriores ao Estado, e o governo é o próprio Estado.
Território - uma unidade territorial corresponde a uma unidade política. São áreas definidas, menores ou maiores, ocupadas respectivamente por pequenos agrupamentos (bandos ou hordas) ou por organizações maiores (tribos, confederações, impérios), ligados por padrões e ideias comuns.População - grupos de indivíduos ligados por uma cultura comum. As populações formam sociedades, portadoras de interesses individuais e grupais.
Governo - consiste no instrumento executivo da organização política. Representa a autoridade que controla os membros da sociedade, através de normas preestabelecidas e dentro de um território definido.
Sociedade e Estado
Consiste, pois, em umainstituição de governo, mas não a única instituição política existente para governar sociedades. Nem todos os grupos humanos possuem um Estado político. A perspectiva histórica demonstra que os Estados, mesmo assumindo formas diferentes, apresentam uma base comum: território definido, população estável, grupos diferenciados, instituições governamentais etc. A partir dessa base comum, o Estado acha-seem condições de cumprir seus objetivos: dirigir e assegurar as vidas dos cidadãos; controlar as relações entre os diversos Estados; garantir o bem-estar dos membros da sociedade.Na história da humanidade surgiram diferentes tipos de Estados (alguns já desapareceram e a maioria transformou-se em Estados modernos): cidades-Estado; Estados imperiais e teocráticos; tribos-Estado; Estados tribaisconsanguíneos; Estados nacionais e numerosas outras formas estatais.O Estado Nacional, característico das sociedades modernas, originou-se na Europa e desenvolveu-se na América, Ásia e África, sendo, hoje, uma forma dominante de Estado, adaptando-se às diferentes ideologias (democracia, socialismo, comunismo).
Governo
Entende-se por Governo a autoridade individual ou grupal que controla determinadoterritório e que exerce poder sobre ele.Pode também ser definido como a administração oficial dos negócios públicos, regidos por pessoas especializadas, com delegações de poderes. Em todas as sociedades, o governo atua por meio de arranjos políticos e processos legais e judiciais.
CARACTERÍSTICAS.
Todo governo desenvolve relações formais e informais nas sociedades em geral. Nos grupos simples,o governo é informal, enquanto nas sociedades complexas é formalizado e relaciona-se diretamente com o Estado.A característica fundamental consiste na concentração da força física nas mãos da autoridade central. Há uma série de restrições aos membros dos grupos no que tange aos seus direitos, como, por exemplo, tirar a vida do outro. Entretanto, essas restrições não atingem o Estado que tem o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização politica
  • Organização e Politica
  • politica de organizaçao
  • Organização politica
  • Organização politica
  • Organização politica
  • organizaçao politica
  • Política e organização social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!