Organização no trabalho

Páginas: 10 (2369 palavras) Publicado: 2 de março de 2011
Índice

Introdução..................................................................................................... 1
Conceito de Organização….......................................................................... 2
Variáveis determinantes nas Organizações ………………………………….3
Estrutura Organizacional ………………………………………………………. 3
Era da Industrialização Clássica …………………………………………….... 4
Erada Industrialização Neo-Clássica........................................................... 5
Era da Informação……………………………………………………………….. 7
O comportamento humano nas Organizações………………………………. 8
Pirâmide de Maslow…………………………………………………………….. 11
Conclusão…………………………………………………………………………12

Introdução

O ser humano interage entre si e depende das organizações que criou, para solucionar acomplexidade da vida em toda a sua expressividade. Como ser social que é, o homem estrutura a sociedade através de parcerias, que vai estabelecendo através da sua capacidade para comunicar entre si e visualizar um objectivo comum. As organizações são símbolo da nossa humanidade, são estandartes do homem inserido em sociedade, ao longo das diferentes épocas, com todas as suas nuances e alcance prático.Conceito de Organização

A organização consiste em estabelecer relações formais entre as pessoas, e entre estas e os recursos, para atingir os objectivos propostos. A matéria mais importante nas organizações é a observação das pessoas trabalhando em conjunto, assegurando que a pessoa certa, com as qualificações certas, está no local e no tempo certo para que melhor sejam cumpridos osobjectivos. Para que uma organização exista são necessárias as seguintes características: sistemas de pessoas -sistemas de cooperação, constituídos por pessoas em grupos interdependentes que visam realizar um propósito, que consiste na formulação mais geral do fim para que a organização foi constituída. Na prática, o propósito vai-se concretizando em níveis sucessivos, falando-se por exemplo, de finalidadese objectivos, que são realizados pela organização mediante estruturas e funções diferenciadas, coordenadas e dirigidas. Tal como em qualquer sistema aberto, torna-se necessário distinguir a estrutura e a dinâmica da organização. É a estrutura que permite realizar as funções, através de processos, que são cursos de acção ou cadeias de comportamento. Tudo isto se passa num contexto que é,simultaneamente, cultural, interorganizacional e sócio-económico. Mas para podermos falar de organização, com propriedade, temos de assumir que tudo isto se passa em contínuidade temporal. Toda e qualquer organização é criada para sempre, pois uma das suas realidades é que ela transcende as pessoas que a criam, ou que em certo momento nela trabalham; quando todas elas morrerem, outras lá estarão e aorganização continuará a ser a mesma.



Variáveis determinantes nas Organizações

TAREFAS
PESSOAS
TECNOLOGIA
AMBIENTE
ESTRUTURA

Estrutura Organizacional

No decorrer do século XX, as organizações passaram por três fases distintas: a era da industrialização clássica,
a era da industrialização neo-clássica e a era da informação.

A era da industrialização Clássica

Na eraclássica, época compreendida entre 1900 e 1950, Frederic Taylor, precursor da teoria mecanicista do trabalho, com o objectivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo com qualidade, desenvolveu a Ciência do Trabalho. As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais, como máquinas, equipamento e capital, dentro daconcepção dos três factores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. E por essa concepção, a administração das pessoas era tradicionalmente denominada “ Relações Industriais “. Tudo para servir a tecnologia; o homem era considerado um apêndice da máquina.

A era da industrialização Neo-Clássica

Durante a era neo-clássica, de 1950 a 1990 (pós 2ª guerra mundial), as mudanças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização do trabalho
  • Organização do trabalho
  • Trabalho de Organização
  • Organizaçao do Trabalho
  • organização no trabalho
  • organização do trabalho
  • Organização do trabalho
  • Organização do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!