ORGANIZAÇÃO MST

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
O QUE É MST?
A organização do MST começou nos anos 80 do século passado e hoje já se faz presente em 24 estados da federação, fato que ilustra sua representatividade em termos nacionais. A fundaçãodeste movimento se deu em um contexto político no qual o duro regime militar que se iniciava na década de 60 do século passado chegava ao fim, permitindo à sociedade civil brasileira uma aberturapolítica para reivindicações e debates. Neste contexto de redemocratização do país, em 1985 surgiu a proposta para a elaboração do primeiro PNRA (Plano Nacional da Reforma Agrária). Sua segunda versão (IIPNRA) foi proposta apenas em 2003, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendocomo foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Como se sabe, no Brasil prevaleceu historicamente uma desigualdade do acesso a terra,consequência direta de uma organização social patrimonialista e patriarcalista ao longo de séculos, predominando o grande latifúndio como sinônimo de poder. Desta forma, dada a concentração fundiária, ascamadas menos favorecidas como escravos, ex-escravos ou homens livres de classes menos abastadas teriam maiores dificuldades à posse da terra.
O MST nasceu da ocupação da terra e tem nesta ação seuinstrumento de luta contra a concentração fundiária e o próprio Estado, pelo fato da não realização da reforma agrária, por meio das ocupações, os sem–terra intensificam a luta, impondo ao governo arealização de uma política de assentamentos rurais.
Se por um lado à luta pela terra além de ser louvável é legítima, por outro, os meios praticados pelo movimento para promover suas invasões em algunsdeterminados casos geram muita polêmica na opinião pública. Em determinados episódios que repercutiram nacionalmente, o movimento foi acusado de ter pautado pela violência, além de ter permeando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MST
  • MST
  • MST
  • MST
  • O que é MST?
  • MST
  • O QUE É O MST
  • MST

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!