Organização formal da escola

Páginas: 10 (2356 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Disciplina: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

ORGANIZAÇÃO FORMAL DA ESCOLA

INTRODUÇÃO
A organização escolar é vista como uma cultura, ou um conjunto de valores, crenças, ideologias, normas, regras, representações, rituais, símbolos, rotinas e práticas, apresentando também reflexos dasculturas nacionais/globais. É vista, assim, não apenas como reprodutora das orientações normativas determinadas a partir do centro (do sistema educacional), mas também como articuladora (perifericamente), como centro de decisão política e de autocontrole, ainda que nem sempre de forma estável e homogênea.
Por apresentar uma estrutura de acordo com normas e regulamentos escritos, nos quais seestabelece uma hierarquia de autoridade e as responsabilidade são claramente definidas, a escola é tida como uma organização formal. No entanto é visível aos olhos de um observador, por menos atenciosa que seja sua observação, que a escola, enquanto organização inclui vários grupos informais e espontâneos, como grupo de alunos, de funcionários, de professores, esses grupos fazem parte de qualquerescola e com certeza tem grande influência sob sua organização.
Sendo assim a escola é considerada como uma organização tanto formal quanto informal. Porém este trabalho analisa como as escolas estão desenvolvendo sua prática organizacional formal , entre o cumprimento normativo e a proposição organizacional particular, o que, compreendemos, não se configura de forma homogênea, havendo variaçãoconforme suas singularidades, conforme a subjetividade dos agentes, conforme a cultura de cada unidade. A organização escolar difere segundo as formas de ação e interação encontradas pelos sujeitos e pelos grupos na escola.

ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA
A análise da escola como Organização baseia-se nos aspectos específicos da estrutura administrativa da escola, na interação lingüisticamentemediada, acrescentando à discussão sociológica as dimensões moral e psicológica. A validade de uma norma, segundo Goergen, 2001,p.45, depende de um processo dialógico, racional (argumentativo) e democrático. Com isso quer dizer que as normas precisam ser justificadas com argumentos substantivos, para que os sujeitos envolvidos na ação não sejam a ela submetidos por critério de coação.
A análisepauta-se no debate a respeito da organização na sociedade moderna, destacando os seguintes aspectos fundamentais: as condições gerais do prédio, como limpeza, conservação, capacidade das salas em relação à matricula efetiva no estabelecimento, as intalações como condições das instalações sanitárias, dos bebedouros e filtros, instalações elétricas, mobiliário das salas, iluminação, secretaria earquivo, condições de atendimento e trabalho, registro escolar, quanto a livros de matricula, diários de classe, salas especiais (laboratórios, auditório), setor administrativo, corpo docente, educação física, currículos, regimentos escolar.
A escola a ser analisada é da rede estadual de ensino o Colégio Polivalente Edivaldo boaventura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO
O Colégio Estadual Edvaldo Boaventura,integrada a Rede Estadual de ensino, localizada na Avenida Franz Gedeon s/n, Jequié-Bahia, atendendo alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante – Técnico em Eletromecânica e Técnico em Enfermagem, nos turnos matutino, vespertino e noturno.
A escola tem uma qualidade de ensino, com base sólida na dinâmica dos seus currículos e pelas observações está voltados àsinovações, mudanças sociais e melhoria da qualidade de vida da população jequieense. Essa escola dispõe de um espaço físico ótimo, com as salas de aula amplas, sala para multimídia, diretoria, laboratório de informática, área externa murada, oferecendo segurança e bem estar para a comunidade estudantil e funcionários, está previsto para 2° semestre de 2010 a criação de laboratórios para atender as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ORGANIZAÇÃO FORMAL E A ORGANIZAÇÃO INFORMAL
  • Organização Formal
  • Comunicação formal e uma organização formal privada
  • O CONFLITO ENTRE PERSONALIDADE E ORGANIZAÇÃO FORMAL
  • A organização formal da alimenta
  • tipos de organização formal e informal
  • Organização formal e informal
  • A organização formal da alimenta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!