organização em enfermagem

Páginas: 10 (2497 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIDADE 2 - O TRABALHO GERENCIAL DE ENFERMAGEM

* Maria Clara Costa Figueiredo

CAPÍTULO 3 Inserção do trabalho de enfermagem nos serviços de saúde

3.1 Histórico

A enfermagem moderna tem sua origem no século XIX, na Inglaterra, com Florence Nightingale que, durante a guerra da Criméia, promoveu a reorganização dos hospitais, da qual dependeu, em grande parte, o sucesso do tratamentodos soldados feridos. Muitas foram as providências que Florence adotou: instalação de cozinhas e lavanderias, higienização dos hospitais, suprimento de roupas e equipamentos, providências essas que passaram a ser gerenciadas pelas enfermeiras.
A enfermagem se institucionaliza a partir desse primeiro momento de reorganização dos hospitais, sob uma nova necessidade social. E, concomitantemente,ocorre o desenvolvimento do saber administrativo, ou o saber administrativo se desenvolve na enfermagem a partir de sua institucionalização. O trabalho desencadeado por Florence não se deu por iniciativa individual, vocação ou predestinação, mas como resposta ao um projeto burguês expansionista que se instalava na época, ou seja, como mudança do modo de produção do feudalismo para o capitalismo,quando a recuperação da força de trabalho se tornou projeto político para fortalecer o estado. A inserção, portanto, da enfermagem no trabalho em saúde deve-se ao fato dela ter atendido satisfatoriamente esse projeto político – social.
A enfermagem brasileira, especificamente, institucionalizou-se no bojo do processo de intensa divisão do trabalho médico na sociedade moderna, principalmente parapreencher os vazios desse processo, assumindo hegemonicamente as funções administrativas, no contexto hospitalar, local privilegiado enquanto forma de organização do trabalho para a materialização do modelo clínico, centrado na prestação de serviços a indivíduos, com ênfase no cuidado curativo. Na década de 70 a partir da adoção de um modelo assistencial baseado na Programação em saúde a enfermeira éinserida na equipe de saúde e solicitada para desenvolver, nesse modelo, principalmente ações de supervisão e controle das atividades programáticas. Na década de 80, com o advento da reforma sanitária, os modelos tecnoassistenciais de saúde sofreram profundas revisões, assim como as políticas de saúde do Estado, o que acarretou para a enfermagem a necessidade de criação e recriação de práticasalinhadas às mudanças estruturais que ocorriam, entre estas o movimento da saúde coletiva. Nesse contexto de transformação da sociedade, de reforma sanitária, de construção do campo científico da saúde coletiva e de revisão das práticas de enfermagem, pode-se verificar um movimento na enfermagem para rever as bases com as quais tem construído seus saberes. A enfermagem, enquanto campo científico, temse apropriado de teorias com base no materialismo histórico e dialético para desenvolver e planejar intervenções e pesquisas que venham a transformar sua prática, principalmente na área de saúde coletiva, ampliando seu objeto de análise para além do corpo biológico.

3.2 Especificidades do trabalho em enfermagem – Elementos Constitutivos e Características

O trabalho de enfermagem, assimcomo o trabalho em saúde, integra a prestação de serviços à saúde, como parte do setor terciário da economia e, portanto, tem características distintas do trabalho agrícola ou industrial.
O trabalho de saúde e de enfermagem não produz bens a serem estocados e comercializados, e sim serviços que são consumidos no ato de sua produção, isto é, no momento da assistência, seja ela coletiva, grupal ouindividual. No entanto, diferencia-se de outros trabalhos do mesmo setor terciário de prestação de serviços, na medida em que lidam como um objeto humano, como os usuários, individualmente, os grupos sociais e populações, que trazem, aos serviços de saúde, demandas relacionadas ao processo saúde-doença, expressas como necessidades ou problemas de saúde.
Na atualidade, a transformação do objeto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização da enfermagem
  • Organização da Enfermagem
  • Organizaçao no processo de trabalho em enfermagem
  • Processo e organização do trabalho em enfermagem
  • organização do trabalho de enfermagem
  • Organização do trabalho de enfermagem em clinica pediatrica
  • Organização do serviço de medicina e de enfermagem em empresas
  • A ÉTICA NA ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM PODER E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!