Organização do trabalho na produção

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

A evolução do trabalho passou por diversas épocas e fazes. É claro que após muitos anos as condições no trabalho melhorou apoiado em leis trabalhistas, mas os sistemas de trabalho em que vivemos com relação aos poderosos não mudaram.
Foi assim na escravidão, feudalismo, assalariado, os primeiros movimentos de greves, sindicatos e evolução dos mesmos, governo explorando cadavez mais o povo nas cobranças de impostos.
Hoje existe um grande avanço tecnológico e ferramentas para o trabalho em diversas áreas que servem como apoio, grandes nomes com Henry Ford, Frederick Taylor e métodos de trabalho da Toyota, são referências para motivação em criar métodos dentro da indústria.

















.A evolução do conceito de trabalho.

Séculos atrás oshomens considerados poderosos compravam pessoas para trabalhar, assim tendo como seu bem os escravos.
Os escravos além de trabalhar muito, quando não obedeciam as ordens de seus superiores, eram torturados e recebiam castigos e foi assim até a idade média.
Durante a Idade Média do século V ao XV o feudalismo diferente da escravidão, os nobres tinham o bem material e exploravam a mão de obra deseus servos e em troca além de seu trabalho pagavam impostos.
A sociedade feudal era hierarquizada com senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes.
Mesmo existindo moedas na época, na era feudal o mais comum eram as trocas das mercadorias.
O filme Germinal relata o que passava na época da Revolução Industrial.

Germinal
O relato inicia com o rapaz chamado Ettiene, que sai desua cidade para procurar emprego em outra, e consegue o emprego em uma mineradora de carvão.
Com um tempo trabalhando lá, Ettiene começa a ter noção das condições de trabalho escravo e condições horríveis colocados para os trabalhadores.
Decidiu então liderar e organizar uma greve, mas com medo de perder seu sustento, os trabalhadores ficaram com medo de participar da greve.
Ettiene em fimconsegue convencer os trabalhadores por passarem tanta humilhação, então a greve inicia.
Durante a greve os trabalhadores começaram a passar necessidades e ficaram doentes, morrendo e sem recurso.
Diante dessa situação a greve acabou e buscaram o emprego de volta.
Como no feudalismo existia exploração de troca, para poder se alimentar e sustentar suas famílias as mulheres se deitavam com o dono doarmazém.
Os poderosos eram dono de tudo, casas, armazéns e mineradoras, mandavam em todos pobres, e os mesmos obedeciam para se sustentar.

Tempos Modernos
Filme de 1936, que relata a historia de um operário e uma mulher jovem. O operário trabalha em uma empresa que exerce uma atividade muito repetitiva, apertando parafusos.
Devido o trabalho exercido e uma grande pressão de produtividade, ooperário passa a ter problemas psicológicos, e com isso passa a ter atitudes anormais dentro da empresa, perdendo totalmente a noção.
As atitudes levaram a perder o emprego e foi internado devido seus problemas psicológicos.
Logo quando saiu do hospital,l caiu de um caminhão uma bandeira de interdição, com a intenção de devolvê-lo seguiu atrás do caminhão, mas justo naquele momento havia ummovimento grevista que começou a acompanhar.
Quando chegou a policia no local do movimento, os grevistas saíram correndo e o operário é preso como líder comunista.
Do outro lado, a jovem que passava por necessidades, passou a roubar alimentos para se alimentar e alimentar as irmãs.
Seu pai morre durante uma manifestação, e a jovem e suas irmãs são de menores e resultou na internação no orfanato.Descontente com a situação a jovem foge e volta a roubar, e a jovem e o operário se conhecem.
Os dois acabam morando juntos, ajudando uns aos outros até que começam a trabalhar juntos em um restaurante. Mas como a vida não é nada fácil para os dois, policias com uma ordem de prisão vão ao restaurante para prendê-la, mas os dois fogem.

Comparações

No filme Germinal já se fala em emprego...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização do Trabalho na Produção
  • organização do trabalho na produção
  • Organização do trabalho e produção
  • Aula atividade organização do trabalho na produção
  • Organização da Produção
  • Organização de produção
  • A organização da produção
  • organizacao na producao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!