Organização do serviço de medicina e de enfermagem em empresas

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
Curso: Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho





Atividade da Disciplina Organização do Serviço de Medicina e de Enfermagem em Empresas





1 - Apresente uma definição para o fenômeno“Globalização”.






É um processo concentrador e excludente, onde favorece um certo crescimento da produção, porém é negativa do ponto de vista do emprego porque obriga a buscar acompetitividade através da substituição da força de trabalho por equipamentos cada vez mais modernos.





2- “Pode até favorecer um certo crescimento da produção...”, “Estimula o lucro, discriminaos salários...”; “Favorece as grandes empresas em detrimento das pequenas empresas...”. Quais as repercussões, para a vida dos trabalhadores e da sociedade, em geral das afirmações anteriormenteapresentadas?






Estima-se que, um terço do problema do desemprego vem dos exponenciais avanços tecnológicos, substituidores de homens por máquinas.





3 – Como podem ser definidasas Corporações Transnacionais (TNC)? O que representam para as economias nacionais e para os trabalhadores em geral?





"São empresas que já não pertencem a esse ou àquele país,pertencem ao dinheiro. Aonde 'farejam' lucros se instalam visando mais capital não respeitando as fronteiras políticas se instalam em qualquer lugar do mundo”.
Praticamente é a mesma coisa de multinacional,mas é mais conveniente prefixá-las de "trans", devido ao fato de que uma multinacional deixa entender que pertence a muitos países. O que não acontece, são transnacionais porque saem pelo mundobuscando um lucro que tem destino específico: o país de origem da empresa.


Representa contradições e conflitos existentes no interior do processo, que sugerem oportunidades e intervenção e de mudançasocial.Determinando profundas mudanças sobre as condições de vida das populações, particularmente sobre o mundo do trabalho.




















4 – O mundo do trabalho pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organização em enfermagem
  • organização da enfermagem
  • Organização da Enfermagem
  • PERCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE ABSENTEÍSMO NOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR
  • serviços de enfermagem
  • Organização de Empresa
  • Organização de Empresas
  • organização de empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!