Organização do espaço e do tempo na escola

Páginas: 6 (1267 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
[pic]
















































































Organização do Espaço e o Tempo na Escola





“A criança, no ambiente escolar, necessita de um espaço povoado de objetos que lhe proporcione a imaginação, criação, construção, interação, expressão deemoções, elaboração de conceitos e brincadeiras pedagógicas”.




Este trabalho tem por objetivo criar espaços e tempos com atividades que visem o aproveitamento do espaço escolar abordando as disciplinas estudadas neste semestre, que são língua portuguesa, educação física e artes no 2° ano do ensino fundamental.
A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação é verificada quandocompreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança.
emocional da criança. Segundo Frison (2010), para bem desenvolver sua identidade a criança precisa sentir-se protegida e inserida num universo estável, conhecido e acolhedor. Afirma a autora que, ao pensar a organização do tempo e do espaço nas instituições de Educação,precisamos levar em conta as dimensões cognitivas, motivacionais e contextuais potencializadas pelas crianças ao utilizarem como elementos de aprendizagem o imaginário, o lúdico, o artístico e o afetivo. O espaço físico escolar externo também precisa ser pensado, pois nele a criança amplia seus conhecimentos enfrentando espaços que não conhece tanto nos quais elas podem desenvolver atividades livrese espontâneas, que a estimulam a desenvolver-se em seu sentido intelectual e afetivo.
A organização espaço/tempo do fazer pedagógico é desafiadora e, muitas vezes, reveladora da forma os professores, concebem e realizam o trabalho docente. Pensar nesse espaço de atuação pedagógica é pensar que a primeira presença se faz pelo corpo que ocupa um espaço e estabelece sentido.Confirma-se, então, a nova significação dada à linguagem e à expressão corporal, que para Amorim (2004) são constructos integradores para a vivência da diversidade e amplitude do estudante. Dessa maneira, o cuidado, um olhar mais sensível, às estratégias pedagógicas diversas e a organização do tempo e espaço escolar fazem a diferença na formação do homem mais feliz, consciente de si e dos outros. E essasrelações, promovidas por um espaço e tempo bem organizados e estimulantes, segundo a mesma autora, possibilitam outras formas de relacionamentos e de aprendizagens. Você deverá imaginar espaços que poderão ser em diferentes salas de aulas ou em cantos de uma mesma sala, que propõe atividades relativas ao espaço, para crianças do 2° ano do ensino fundamental.



- Artes: Confecção de trabalhosartísticos, releituras, desenhos, fantoches, cartazes sobre a obra de Monteiro Lobato. Trabalhar danças folclóricas e de personagens do sitio do pica-pau amarelo. Músicas de roda e brincadeiras infantis e músicas dos personagens e do sitio.
Artes cênicas (teatro): Dramatizações, fantoches, confecção dos figurinos, encenação de peça teatral com personagens do sitio. Contação de historia

- EducaçãoFísica: Resgate dos brinquedos e brincadeiras antigas que a turma do sitio menciona. Valorização da cultura Brasileira. Danças e músicas folclóricas.


- Português: A partir dos livros dos livros de Monteiro Lobato, trabalharem a oralidade, reescrita de textos, textos coletivos e individuais, estudo da gramática, interpretação, ortográfica e caligrafia, sinais de pontuação, sinônimos eantônimos, masculino e feminino, singular e plural e estimular a leitura.
LIVRO: EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMATICA
LIVRO: FÁBULAS
DICIONÁRIO DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.

Esses espaços imaginários seriam articulados no contexto escolar, disponível em uma sala, exclusiva para esses cantinhos, onde todos os professores dos 2º anos iriam ter acesso durante o cotidiano de suas aulas de acordo com seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO
  • Organização do espaço e tempo na educação
  • A organização do espaço e do tempo
  • Organização de espaço e tempo na ecola
  • Organização dos espaços e dos tempos
  • espaço e tempo na escola
  • A organização do espaço e do tempo na educação infantil
  • A organização do Tempo e o Espaço na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!