ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCACIONAL NOA ANOS INICIAIS

Páginas: 8 (1766 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar
Eixo temático: Organização do espaço educativo nos anos iniciais do ensino fundamental.
2013
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos iniciais do Ensino Fundamental:Reflexão e Pesquisa;Ensino da LínguaPortuguesa;Ensino de Educação Física Escolar;Seminário VI – Professores: Sandra Rampazzo; Marilzete Steinle; Juliana Fogaça Sanches Simm e Suhellen Lee.


1.INTRODUÇÃO:

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano eque se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros.
A linguagem corporal tem o papel essencial noprocesso ensino-aprendizado porque todo e qualquer instrumento que venha somar com método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvidas também facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsável por esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, assim como em geral na vida escolar. 

2.DESENVOLVIMENTO:

Gênerostextuais são formas de interação, reprodução e possíveis alterações sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso,é um nome que se dá às diferentes formas de linguagem que circulam socialmente, são a forma como a língua se organiza nas inúmeras situações de comunicação que vivemos no dia-a-dia, são línguas em uso social, seja quando usamos a línguana escola, seja quando usamos a língua fora dela para nossa comunicação, seja quando usamos gêneros escritos, seja quando usamos gêneros orais.
Já a linguagem corporal é uma habilidade social muito útil. É uma forma de comunicação não verbal. Abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, no ato de transmitir conhecimento à linguagem corporal é uma interação harmoniosa na práticaescolar. Todo e qualquer indivíduo deve saber que o corpo é um grande aliado na transmissão de conhecimento, pois, o mesmo é um recurso de grande relevância para a transmissão de novas informações.
A expressão corporal desempenha um papel de extrema importância aos alunos que apresentem problemas afetivos, cognitivos e físicos. Permite a realização de uma grande diversidade de exercícios como:saltar, correr, rolar, puxar, subir, parar e etc. Nesta possibilidade de realizar um amplo número de movimentos soma-se a capacidade de expressão do corpo, ou seja, através da atividade proposta pode comunicar expressando suas emoções e sentimentos. A linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja efetiva. A gesticulação foi à primeiraforma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. Porém, o mais importante é não se deter em rótulos, ou técnicas estereotipadas, pois se corre o risco de perder o objetivo, que é a expressividade livre e espontânea aonde vai será construído oconhecimento, e o educador apenas de orientador, ou mediador desta prática adaptando as atividades a sua realidade e com seus recursos criativos.
 Uma história para ser contada é composta de vários elementos, pensar no cenário, no tempo, nos personagens e no ritmo do desencadeamento dos fatos são preocupações constantes num escritor.
 Segundo definição “narrar” significa narrativo que vem da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização do espaço educativo nos anos iniciais
  • organização do espaço pedagógico nos anos iniciais
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVONOS ANOS INICIAIS FUNDAMENTAL
  • Organização do espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
  • Organização do Espaço Educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I
  • ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!