Organização de computadores - cpu

Páginas: 21 (5209 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
1. PROCESSAMENTO DE DADOS: Processar dados significa transformar informações iniciais (chamadas de dados iniciais ou dados de entrada) em resultados (chamadas dados finais ou de saída) através de procedimentos pré-definidos. Processar dados significa muito mais do que calcular. Pode ser considerado um cálculo, uma ordenação de informações, uma classificação de forma conveniente, uma comparação,uma listagem, etc.. O computador realiza quatro operações básicas com os dados: Entrada (INPUT) Processamento (PROCESSING) Saída (OUTPUT) Armazenamento(STORAGE) Apesar de cada microprocessador ter seu próprio desenho interno, todos os microprocessadores compartilham do mesmo conceito básico. Quando se clica duas vezes em um ícone para executar um programa, veja o que acontece: 1. O programa, queestá armazenado no disco rígido, é transferido para a memória. Um programa é uma série de instruções para o processador. 2. O processador, usando um circuito chamado controlador de memória, carrega as informações do programa da memória RAM. 3. As informações, agora dentro do processador, são processadas. 4. O que acontece a seguir vai depender do programa. O processador pode continuar a carregar eexecutar o programa ou pode fazer alguma tarefa com a informação processada, como mostrar algo na tela.

Figura - Como a informação armazenada é transferida para o processador. CHIPSET:(em português: conjunto de circuitos integrados) é um grupo de circuitos integrados ou chips, que são projetados para trabalhar em conjuntos com a finalidade de controlar a velocidade de comunicação do processadoras memórias e os periféricos e que são geralmente comercializados como um produto único. É um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se em: Ponte norte: (northbridge), controlador de memória, alta velocidade instalados nos barramentos locais. A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCIExpress. Ponte sul: (southbridge), controlador de periféricos, baixa velocidade). Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs, portas USB, paralela, PS/2, serial.

2. CPU (CENTRAL PROCESSING UNIT) ou UCP (Unidade Central de Processamento) – é o encarregado de processar informações. Como ele vai processar as informações vai depender do programa. O programa pode ser uma planilha, um processadorde textos ou um jogo. Para o processador isso não faz a menor diferença, já que ele não entende o que o programa está realmente fazendo. Ele apenas obedece às ordens (chamadas comandos ou instruções) contidas no programa. Essas ordens podem ser para somar dois números ou para enviar uma informação para a placa de vídeo, por exemplo. É onde são processadas as instruções e os comandos. Pode-se dizerque é o “cérebro” do computador. É quem comanda todas as demais parte da máquina de forma ordenada e rápida. É onde ocorrem os cálculos e onde as informações são recebidas e processadas para apresentar o resultado exigido. As atividades realizadas pela CPU podem ser divididas em duas grandes categorias funcionais: função processamento e função controle Função processamento: se encarrega derealizar as atividades relacionadas com a efetiva execução de uma operação, ou seja, processar; Função controle: é exercida pelos componentes da CPU que se encarregam das atividades de busca, interpretação e controle da execução das instruções, bem como do controle da ação dos demais componentes do sistema de computação (memória, entrada/saída). Um microprocessador incorpora as funções de uma unidadecentral de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário. A CPU é implementada fisicamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arquitetura e organização da cpu
  • Organização de computadores
  • Organizaçao de computadores
  • Organização de computadores
  • Organização de computador
  • ORGANIZACAO DE COMPUTADORES
  • Organização de computadores
  • Organização dos computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!