Organização das Nações Unidas

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2014
Estadista, filósofo, político e legislador grego nascido em Atenas, cujas reformas políticas contribuíram para despertar o sentimento de cidadania em contraposição à solidariedade dos membros do clã e assim considerado o fundador da democracia ateniense. Da família dos Alcmeônidas, conhecida por sua oposição à tirania, era neto de Clístenes de Sicião por parte materna. De uma época em que aaristocracia ansiava por reverter as reformas políticas impostas por Sólon. Depois da luta pelo poder que se seguiu à queda do tirano Hípias (510 a. C.), a assembléia popular de Atenas entregou-lhe o governo da cidade. Introduziu reformas democráticas baseadas na isonomia, princípio pelo qual todos os cidadãos tinham os mesmos direitos, independentemente da situação econômica e do clã ao qualestivessem filiados. Alterou a organização social, que de quatro tribos baseadas em laços de sangue, dividiu a população ateniense em dez, misturando homens de diferentes origens e condições. Cada uma delas era integrada por habitantes das três áreas, denominadas trítias, em que a cidade ficou dividida. As trítias, por sua vez, se subdividiam em demos, numa estrutura que pretendia diluir a influência localdas famílias poderosas, abolir o caráter tribal da sociedade ateniense e imprimir-lhe características de cidade. Elevou para 500 os membros do Conselho de Sólon, com cinqüenta representantes de cada tribo, escolhidos pelos demos em número proporcional à população de cada um deles. Introduziu a execução dos condenados à morte por envenenamento com ingestão de cicuta e a pena do ostracismo,cassação de direitos políticos daqueles que ameaçassem a democracia ateniense. Morreu em Atenas e, a partir de suas reformas, essa cidade converteu-se na maior potência econômica da Grécia (490-470 a. C.). Suas idéias inspiraram a definição de democracia seguida por reformadores de todos os tempos, ou seja, o princípio da igualdade é direito de todos e a participação ativa de todos os cidadãos na vidapública. Este brilhante idealista acreditou nos direitos iguais de todos os cidadãos, e como uma conseqüência teve muitos inimigos na oligarquia, mas aparentemente morreu de morte natural, em sua cidade natal.
Clístenes (em grego: Κλεισθένης, translit. Kleisthénês; Atenas, 565 a.C. — Atenas, 492 a.C.) foi um político grego antigo, que levou adiante a obra de Sólon e, como este último, é consideradoum dos pais da democracia. Embora fosse um membro da aristocracia ateniense, além de liderar uma revolta popular, reformou a constituição da antiga Atenas em 508 a.C..

Realizou uma verdadeira reforma política que proporcionou aos cidadãos, independentemente do critério de renda, o direito de voto e ocupação dos mais diversos cargos. Era filho Agarista de Sicião e de Mégacles; sua mãe é filha deClístenes (tirano de Sicião).1

Como pertencia à família dos Alcmeónidas, obteve o apoio necessário para a destituição de Hípias, filho do tirano Pisístrato, de uma família rival; abriu caminho para a adoção de uma postura democrática para Péricles.

Principais características da democracia ateniense: - Todos os cidadãos participavam da Eclésia (Assembléia Popular) - Restrita aos cidadãos, ouseja, tinha que ter mais de 25 anos e ser filho de pai e mãe atenienses. Mulheres, estrangeiros e escravos estavam excluídos. - Tinham seus cargos preenchidos por eleições e sorteios. - Para proteger seu regime ele instaurou o ostracismo, o que dava direito aos cidadãos de mandar para o exílio aqueles que colocassem a democracia em risco.
Legislador e fundador do sistema democrático em Atenas. Areforma que empreendeu da constituição de Sólon iniciou um período de vigência profundamente democrático no seio da sociedade ateniense do século VI a. C, permitindo o advento do período áureo da centúria seguinte protagonizado politicamente por Efialtes e Péricles. A sua reforma assentou na evidente anulação do papel tradicional de predominância das famílias pertencentes às quatro tribos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organização das Nações Unidas
  • Organização das nações unidas
  • Organização das nações unidas
  • ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
  • Organização das Nações Unidas
  • ONU Organizacao das nacoes unidas
  • Onu
  • Organização das Naçoes unidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!