Organização acadêmica da educação superior

Páginas: 7 (1517 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO E DOCENCIA NA EDUAÇÃO SUPERIOR

FRANCIMARY MOTA DE MIRANDA
MARA PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS

Organização Acadêmica da Educação Superior

BELÉM-PARÁ

UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO E DOCENCIA NA EDUAÇÃO SUPERIOR

FRANCIMARY MOTA DE MIRANDA
MARA PATRICIA FERREIRA DOS SANTOS

Organização Acadêmicada Educação Superior

Pré-Projeto de Pesquisa, ofertado a disciplina Metodologia da Pesquisa, destinado ao curso de Especialização em Gestão e Docência na Educação Superior.(Ajeitar isso
Prof ª Maria do Céu De Araujo Santos

BELÉM-PARÁ
2011
Introdução

O ensino de graduação constitui-se uma das etapas doprocesso de formação profissional. A partir das dimensões técnico-científica, político-social, cultural e artística, a graduação pautada na produção e socialização de conhecimentos, deve concorrer para a formação do sujeito coletivo, autônomo, (auto) crítico, criativo e solidário.
Descrever o sistema de Ensino Superior do Brasil e como se dá o processo de organização acadêmica é, no mínimo,uma tarefa árdua e complexa devido à diversidade de sua estrutura e organização. É necessário entender pelo menos o atual contexto da educação no Brasil, tendo-se em conta fatores de ordem econômica, social, cultural entre outros.
Para chegarmos a um atual conceito do processo de organização acadêmicas será necessário discorrer um pouco sobre o histórico das primeiras instituições do EnsinoSuperior no Brasil, retratar sua atual configuração e organização, em especial as divisões em que se distribuem as instituições.
Teceremos por fim algumas considerações sobre as tendências e os caminhos pelos quais provavelmente passarão as futuras decisões no que diz respeito aos rumos da educação no Brasil, especialmente a Educação de Ensino Superior.

1.A EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAA Universidade surge no Brasil no começo do Século XIX, como resultado da formação das elites que buscaram a educação principalmente em instituições européias durante o período de 1500 a 1800 e que retornaram ao país com sua qualificação. Elas surgem em momentos conturbados e são basicamente fruto da reunião de institutos isolados ou de faculdades específicas, fato que lhes deu umacaracterística bastante fragmentada e frágil.
As universidades brasileiras possuem enormes diferenças históricas se comparadas às instituições dos outros países latino-americanos. Elas são bem mais jovens do que as instituições de Ensino Superior de outros países da América Latina.
Resultam da demanda do mercado que sinaliza para a necessidade de formação de profissionais comqualificação fundamentalmente em áreas das engenharias, medicina e direito. Inicialmente estavam localizadas em grandes metrópoles economicamente mais importantes para o Brasil da época. A primeira universidade brasileira, Universidade do Rio de Janeiro, foi fundada em 1920, no Rio de Janeiro, e definitivamente marcou os rumos da educação superior
no Brasil, sinalizando para o estabelecimento de uma novaera.
A partir daí, deflagram-se alguns momentos importantes na história da educação brasileira de nível superior:
Num primeiro momento, as universidades tinham a orientação de dar uma maior ênfase ao ensino do que à investigação. Instituições extremamente elitistas, com forte orientação profissional.

• No período de trinta anos, compreendido entre 1930 (revolução industrial)e 1964 (governo militar assume o poder), foram criadas mais de 20 universidades federais no Brasil. O surgimento das universidades públicas, como a Universidade de São Paulo, em 1934, com a contratação de grande número de professores europeus, marcaram a forte expansão do sistema público federal de educação superior. Nesse mesmo período, surgem algumas universidades religiosas (católicas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha acadêmica no ensino superior
  • Educação Superior
  • educação superior
  • Educação superior
  • A educação superior
  • Educação superior
  • educação superior
  • Organização política e acadêmica ss

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!