Organizações vistas como fenomeno cultureal

337 palavras 2 páginas
As organizações vistas como fenômenos culturais
Publicado em 07/10/2010 por Espaço RP
Por Juliana Abss
O ambiente empresarial tornou-se mais competitivo e volátil, criou diversos níveis de exigência em termos de cumprimento de prazos, velocidade no atendimento, qualidade, preços baixos e acompanhamento pós-venda. Globalização, rápidas mudanças tecnológicas, entre outros fatores contribuíram para crescente necessidade de se compreender o impacto da cultura, como papel importante no sucesso e no desempenho de empresas e indivíduos. A cultura de uma empresa pode influenciar positivamente no cumprimento dessas exigências de maneira satisfatória. O desafio atual das organizações é aprender a lidar com os problemas externos a partir de uma adaptação interna e com base em sua cultural.
Porém, há uma grande dúvida, estão os gestores cientes do que e como é a cultural organizacional do meio em que interagem e lideram?
Pesquisando na internet, me deparei com um vídeo que vale a pena partilhar. Trata do comportamento justificado dos indivíduos no ambiente de trabalho, mostrando a razão, sobre ações pequenas, pontuais ou não do cotidiano e que muitas vezes fazem ou não sentido para a organização.
Quer ver isso na prática? Assista o vídeo no link a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=2WkazAAuKnk&feature=player_embedded Todas as organizações possuem um propósito que originou a sua criação, sendo a cultura um elemento importante para o alcance desse propósito. A cultura organizacional constitui-se de um mecanismo de padronização e previsibilidade do comportamento das pessoas, por se caracterizar como um conjunto de valores que as pessoas cultivam e acreditam. Isso revela a importância dos papéis dos colaboradores no reforço da cultura da empresa.
Os valores organizacionais podem ser utilizados, juntamente com outras medidas, para avaliar a cultura organizacional, podendo determinar a percepção que os colaboradores e gerentes têm, em nível micro e macro,

Relacionados