Organelas

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO – FIC
FRANCISCO ANDERSON RODRIGUES DE SALES












ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DAS ORGANELAS











FORTALEZA – CE
2014


RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO

O retículo endoplasmático liso (ou REL) é desprovido de ribossomos, e tem função principal de desintoxicar o organismo. É ele quem faz o metabolismo do etanol (álcool), nascélulas do fígado, de medicamentos, e outras substâncias estranhas ao organismo. Ele também é responsável pela produção de alguns lipídios, como o colesterol. Nas células musculares, ele guarda o ATP, molécula que armazena energia, que será utilizada nos movimentos.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO

O retículo endoplasmático granulosos desempenha, essencialmente, a síntese de proteínas. A mensagemgenética traduzida pelos ribossomos é lançada nos canais do retículo para serem processadas e armazenadas na luz do retículo (cavidade interior), posteriormente exportada para o citoplasma da célula.

COMPLEXO GOLGIENSE


O complexo golgiense, ou conhecido pelas seguintes denominações: aparelho de golgi, dictiossomo, golgiossomo ou complexo de golgie, constitui uma organela citoplasmáticatípica de células eucarióticas, com função fundamental de eliminação de substâncias produzidas pela síntese celular através do processo de secreção.
É formado por vesículas com morfologia de sacos achatados. Além de promover maturação e armazenamento de proteínas ribossomáticas, efetua também a distribuição das moléculas sintetizadas e empacotadas nas vesículas.
Aderidas ao citoesqueleto, asvesículas são transportadas no interior da célula até a região basal da mebrana plasmática. A partir desse instante a membrana da vesícula se funde à membrana da célula, eliminando o conteúdo proteico para o meio extracelular.
Boa parte das vesículas transportadoras do retículo endoplasmático rugoso (RER) são transportadas em direção ao complexo de Golgi, passando por sínteses modificadas e enviadas aosseus destinos finais.
Essa organela tende a se concentrar em células especializadas na secreção de substâncias hormonais, principalmente células de órgãos como: o pâncreas (síntese de insulina e glucagom), Hipófise (somatotrofina – hormônio do cescimento) e Tireoide (T3 e T4).


LISOSSOMOS

Lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. No interiordos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas. são formados no Complexo de Golgi (outra importante organela presente no citoplasma). Os Lisossomos fazem a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células, reciclam (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia. Asenzimas digestivas presentes em grande quantidade no interior dos lisossomos, são originadas no retículo endoplasmático rugoso (outra organela presente no citoplasma).


RIBOSSOMOS

Os ribossomos são grânulos livres imersos no hialoplasma das células procarióticas e eucarióticas e também aderidos ao retículo endoplasmático, recebendo a denominação de retículo granular. Quando participam da síntesecelular, essas estruturas permanecem agrupadas ao filamento de RNA mensageiro, formando os polissomos.
São formados a partir de duas subunidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomal (RNAr) à uma enorme quantidade de proteínas, cerca de 50 tipos proteicos diferentes.
Fundamentais estruturas do controle metabólico, o ribossomo somente funciona quando assubunidades se fusionam.
Existem, na sua subunidade maior, dois sítios: um A e outro P (A – aminoacil e um P - peptidil) receptivos ao RNA transportador (RNAt), substância carreadora dos aminoácidos (unidade básica das proteínas).
A atuação ribossomal no mecanismo de tradução celular se divide em três estágios: o inicial, codificado pelo códon AUG (sequência de bases pirimídicas), o estágio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organelas
  • organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • organelas
  • Organelas
  • Organelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!