organelas e metabolismo energerico

338 palavras 2 páginas
Organelas citoplasmáticas também chamados de plastídios, presentes apenas em células de plantas e de algas, se originam de pequenas bolsas presentes em células embrionárias chamadas proplastos. Podem ser de três tipos básicos:
Leucoplastos (incolores): presentes em raízes e caules tuberosos. Função: armazenamento de amido.
Cromoplastos (amarelos ou vermelhos): responsáveis pelas cores dos frutos, flores e folhas que ficam avermelhadas e amareladas no outono e de algumas raízes como a cenoura. Função: atrair animais polinizadores e comedores de frutos.
Cloroplastos (verdes): responsáveis pelo processo de fotossíntese. Possuem um pigmento chamado clorofila
Responsável pela realização da fotossíntese, processo que permite a produção de carboidratos, utilizados como combustível celular.
O cloroplasto possui duas membranas uma externa lisa e uma interna ramificada que delimita uma matriz incolor, constituída basicamente por água e proteínas, o estroma. No estroma, encontram-se DNA e RNA, o que explica a capacidade de duplicação do cloroplasto independente da célula.
As ramificações são as lamelas e nelas se encontram pequenas placas chamadas de tilacoides, uma pilha de tilacoides são chamadas de granum, o plural é chamado de grana. praticamente todas as células eucarióticas.
É em seu interior que ocorre a respiração celular, para obtenção de energia para os seres vivos.
Em seu interior na matriz mitocondrial existe DNA e RNA, diversas enzimas e ribossomos.
Acredita-se que são descendentes de seres procariontes, por possuírem RNA, DNA, capacidade de se autoduplicar e semelhança genética e bioquímica e que se instalaram no citoplasma de células eucarióticas primitivas (TEORIA ENDOSSIBIÓTICA).
Em animais e plantas com reprodução sexuada, essas organelas tem sempre origem materna.
Para a execução de seus processos vitais, os seres vivos consomem energia.
Por meio da fotossíntese a energia solar é transformada em energia química e armazenada nas ligações

Relacionados