ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

Páginas: 20 (4838 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Organelas

Uma organela pode ser definida como uma determinada parte do citoplasma responsável por uma ou mais funções especiais. As organelas citoplasmáticas mais importantes estão citadas abaixo.

Mitocôndrias
Reticulo endoplasmático rugoso
Reticulo endoplasmático liso
Aparelho de Golgi
Ribossomos
Lisossomos
Peroxissomos
Vesículas revestidas por membranaMicrotúbulos
Centríolos
Microfilamentos


Centríolos
São organelas citoplasmáticas constituídas por nove trincas de microtúbulos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Estão localizados geralmente no citoplasma, próximo ao núcleo (região denominada de centrossomo). Não possui membrana lipoprotéica. Estão presentes na maioria das células animais, algas e vegetaisinferiores como as briófitas e pteridófitas. Nas células de fungos complexos não existem centríolos. Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Os centríolos originam estruturas locomotoras denominadas cílios e flagelos, que diferem entre si quanto ao comprimento enúmero por célula e possuem um eixo de sustentação chamado axonema (envolvido por uma membrana lipoprotéica).


Figura 1: Estrutura dos centríolos


Função dos centríolos:
Exercem vital importância no processo de divisão celular. Durante os processos mitóticos e meióticos, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma ( e recebem o nome de ásteres) e posicionados de modo auma de suas extremidades ficar ligada ao centríolo, enquanto a outra extremidade prende-se ao centrômero do cromossomo. Esta polarização e os microtúbulos associados são conhecidos como fuso mitótico. O próprio centríolo é duplicado, e cada novo centríolo com os microtúbulos associados migra para uma extremidade da célula, puxando para si cada estrutura originada na reprodução celular. Ocentríolo, portanto, age como organizador das estruturas celulares durante sua reprodução. A credita-se que haja outras funções para os centríolos durante a interfase. Originam cílios e flagelos, que são responsáveis por inúmeras atividades dependendo do tipo de organismo.
Cílios e flagelos:
 Cílios: possuem aparência capilar e estão presentes nas superfícies de muitas células animais e vegetais queservem para mover fluido sobre a superfície da célula, ou para impulsionar a (remo) células filhas através de um fluido. Nos seres humanos, por exemplo, as células epiteliais que recobrem o trato respiratório possuem cada uma, em torno de duzentos cílios que pulsam em sincronia para impulsionar a mucosidade da garganta para eliminação. Os cílios são pequenos e aparecem em grande número na célula, aprincipal função dos cílios é a locomoção da célula; através do abatimento dessa estrutura celular. São originados pelos centríolos e constituídos por túbulos de proteínas, coberta por uma membrana denominada membrana ciliar, que é uma continuação da membrana plasmática. Os cílios são considerados centríolos modificados e alongados, a sua base é chamada de Cinetossomo ou Corpúsculo basal, sãoformados por nove grupos de dois microtúbulos periféricos e um grupo de dois microtúbulos centrais.
Flagelos: estruturas longas, delgadas e relativamente rígidas, responsáveis pela locomoção das bactérias. Devido à sua pequena espessura, os flagelos só podem ser visualizados por meio de colorações específicas, microscopia de campo escuro, ou por microscopia eletrônica. De acordo com o número edistribuição de flagelos, as bactérias podem ser classificadas como: atríquias (sem flagelos), monotríquias (um único flagelo), anfitríquias (um flagelo em cada extremidade), lofotríquias (um tufo de flagelos em uma ou ambas as extremidades) e peritríquias (apresentando flagelos ao longo de todo o corpo bacteriano).


Lisossomos
Lisossomos são vesículas delimitadas por membrana, contendo mais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORGANELAS CITOPLÁSMATICAS
  • Organelas citoplasmáticas.
  • organelas citoplasmáticas
  • Organelas citoplasmaticas
  • Organelas citoplasmáticas
  • Organélas Citoplasmáticas
  • Organelas citoplasmaticas
  • Organelas citoplasmáticas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!