Organelas Citoplamástiacas

609 palavras 3 páginas
Doenças na Membrana Celular

Mal de Alzheimer

O estresse oxidativo causado pelo Mal de Alzheimer no cérebro resulta em altercações fosfolipídicas. Fosfolipídios são um componente essencial de nossas membranas celulares. Estas altercações comprometem a membrana celular, assim interrompendo a função da células cerebrais.

Sintomas
Um aspecto fundamental do Alzheimer é a manutenção do chamado estado de alerta. A doença não reduz o estado de consciência. O paciente responde tanto aos estímulos internos quanto aos externos. Pode responder mal ou errado, mas está de "olho aberto", acompanhando as pessoas e tudo o que acontece em sua volta. Muitas vezes, os sintomas mais comuns, como a perda da memória e distúrbios de comportamento, são associados ao envelhecimento.
Mesmo com uma aparência saudável, os portadores do Mal de Alzheimer precisam de assistência ao longo das 24 horas do dia. O quadro da doença evolui rapidamente, em média, por um período de cinco a dez anos. Os pacientes, em geral, morrem nessa fase.

Prevenção
Incurável, o Alzheimer ainda não possui uma forma de prevenção. Os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social permite, pelo menos, retardar a manifestação da doença. Entre as atividades recomendadas para estimular a memória, estão: leitura constante, exercícios de aritmética, jogos inteligentes e participação em atividades de grupo.

Fontes e Referência: Ministério da Saúde e ehow Brasil

Fibrose Cística

Fibrose cística é uma doença que provoca uma produção excessiva de fluidos nos pulmões devido a um canal de íon cálcio com defeito. Este canal contém uma proteína que é importante para a membrana celular de nossos pulmões. O canal de íon cálcio controla os níveis de fluidos e muco em nossos pulmões. Quando o canal se transforma em fibrose cística, provoca a formação de muco nos pulmões, assim fazendo ser difícil de respirar.

Sintomas
A fibrose cística afeta os aparelhos digestivo e respiratório e as

Relacionados