Orgânica

Páginas: 11 (2555 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz
Química orgânica II

Isômeros Geométricos do Ácido But-2-enodióico

Grupo 24

Danielle Moreira – 4009187
Rafael Messias – 4009198
Patrícia Mayumi – 4010045

Professores:

Mirta Gladis Mondino

Mayra de Almeida Paio

Sandro de Oliveira

25/03/2011

Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo CruzQuímica orgânica II

Isômeros Geométricos do Ácido But-2-enodióico

Grupo 24

Danielle Moreira – 4009187
Rafael Messias – 4009198
Patrícia Mayumi – 4010045

Professores:

Mirta Gladis Mondino

Mayra de Almeida Paio

Sandro de Oliveira

25/03/2011

Índice

Introdução teórica Pág. 01Objetivos Pág. 03

Fluxograma Pág. 04

Materiais e procedimento experimental Pág. 05

ResultadosPág. 07

Discussão de resultados Pág. 10

Conclusão Pág. 12

Referências bibliográficasPág. 13

Introdução teórica

O ácido but-2-enodióico apresenta-se sob a forma de dois isômeros, que são compostos derivados do etano. Um átomo de hidrogênio em cada carbono foi substituído, formando os isômeros geométricos: o ácido maleico (cis-ácido but-2-enodióico); e o ácido fumárico (trans-ácido but-2-enodióico), ambos ácidos orgânicos insaturados de cadeia normal,pertencentes ao grupo dos ácidos dicarboxílicos.
O ácido fumárico trata-se de um composto cristalino incolor empregado na produção de resinas sintéticas, pois é considerado mais estável que a forma CIS. Apresenta ponto de fusão e densidade maiores e solubilidade em água menor que a do composto TRANS. Fato justificado devido a presença de pontes de hidrogênio intermoleculares em maior quantidade quesua molécula isômera.
Estes ácidos possuem fórmula molecular C4H4O4, contendo dois grupos carboxílicos (-COOH) em cada. Ambos possuem as propriedades de um composto orgânico insaturado, representado por uma dupla ligação (C=C), entretanto cada um deles possui propriedades distintas. As diferenças nestas propriedades são atribuídas à geometria ou arranjo espacial dos átomos na molécula.Cuja denominação, isomeria geométrica, é atribuída a compostos que apresentam arranjos espaciais em suas moléculas presas as duplas ligações ou ciclos.
Tratando-se da molécula ácido but-2-enodióico, os dois grupos carboxílicos podem permanecer ao mesmo lado ou opostos em relação ao plano determinado pela ligação PI. O isômero, cuja molécula apresenta os dois grupos carboxílicos ao mesmolado do plano determinado pela ligação PI, é denominado CIS; e o que apresenta os grupos carboxílicos em lados opostos chama-se TRANS.
A transformação de uma certa quantidade de ácido maleico em ácido fumárico, é possível aquecendo-se a mistura do isômero CIS com água destilada até completa dissolução do sólido. Posteriormente, adiciona-se à solução ácido clorídrico concentrado. Este não éconsumido na reação, e serve apenas como fonte de H+ catalisador. Após esta catálise, ocorre uma filtração a vácuo e finalmente a eficiência da transformação pode ser analisada comparando-se a massa do ácido fumárico obtido com o do ácido maleico inicialmente utilizado, e também fatores como: ponto de fusão e a solubilidade.
A maior afinidade do composto por água, mostra qual dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • organicas
  • organica
  • organica
  • Ôrganica
  • Orgânica
  • Organica
  • Orgânica
  • Organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!