Orgânica experimental

Páginas: 13 (3078 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Curso: Farmácia 2009.2
Alunas: Ana Paula Oliveira e Anne Peixoto
Professor: Chaquip

Relatório de Química Orgânica Experimental I:

Teste de Solubilidade; Cromatografia e Separação: Mistura de Sólidos e Mistura de Líquidos.

Sólidos: Amostra 2*
Líquidos: Amostra 4**

* Ácido Benzóico e Naftaleno
** Clorofórmio e n-ButanolAula prática de Química Orgânica
1º Relatório: Solubilidade
(02/09/10)


1. INTRODUÇÃO

Solubilidade é a medida da capacidade de uma determinada substância dissolver-se num líquido. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em percentagem de soluto / solvente. Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que,devido à polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Os compostos com mais de um grupo funcional apresentam grande polaridade, por isso não são solúveis em éter etílico, por exemplo, que apresenta baixíssima polaridade. Portanto, para que uma substância seja solúvel em éter etílico deve apresentar pouca polaridade. Os compostos com menor polaridade são os que apresentam menorreatividade como, por exemplo, as parafinas, compostos núcleos aromáticos e os derivados halogenados.

O termo solubilidade é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo (dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão dosistema. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia. O processo de interação entre as moléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for a água, hidratação.

1. MATERIAIS E MÉTODOS

* Estante
* Tubos de ensaio
* Pipetas Pasteur
* Espátula
* Diclorometano
* Acetato de etila* Etanol
* Metanol
* Água
* Ácido acético
* Ácido benzóico
* Anilina
* Benzamida
* Benzofenona
* Hexano
* Hidróxido de sódio
* Ácido clorídrico
* Bicarbonato de sódio (NaHCO3)


2. PROCEDIMENTOS

Inicialmente, adiciona-se o solvente até alcançar a altura de aproximadamente um centímetro. Em seguida, adicionam-se cercade cinco gotas do soluto, quando este for líquido. Caso contrário (sólido), adicionar apenas um pouco do soluto. Este é o caso da benzamida, benzofenona e ácido benzóico. Após isso, agita-se o tubo com a solução e observa-se como se comporta, se solubiliza ou não (ou parcialmente solúvel) além de outras características. Primeiramente, utilizamos os compostos orgânicos e em seguida os inorgânicos,ou seja, os solutos H2O, NaOH, HCl foram os últimos a serem utilizados. O solvente orgânico NaHCO3 também foi o último solvente a ser adicionado.

1. RESULTADOS





2. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Todos os nossos resultados foram satisfatórios tanto quando comparado com a literatura quando comparado com os outros grupos.




Aula prática de Química Orgânica
2ºRelatório: Cromatografia
(09/09/10)

1. INTRODUÇÃO

A cromatografia envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. O método mais simples é a cromatografia em papel. Uma gota de solução é colocada na parte inferior de um suporte absorvente, como uma tira de papel, que échamada de fase estacionária. Um solvente (ou eluente), chamado de fase móvel, é adicionado abaixo da mancha e o solvente é absorvido pelo suporte. À medida que o solvente atravessa o suporte, os materiais da mancha começam a viajar para cima, em velocidades que dependem de quão fortemente eles são adsorvidos pelo suporte. Na adsorção, o soluto adere à superfície. De certo modo, ocorre extração...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orgânica Experimental
  • orgânica experimental
  • experimental organica
  • Organica experimental
  • Orgânica Experimental
  • Organica experimental
  • Relatório de Química Orgânica Experimental
  • Organica experimental 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!