ordenamento jurídico

Páginas: 4 (947 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014
ESTUDO DIRIGIDO 5:

5. Os ordenamentos jurídicos complexos são normas que derivam de várias fontes; essa complexidade vem do fato que a necessidade da existência de regras é tão grande que umúnico poder ou órgão não é capaz de satisfaze-la sozinho, sendo assim, precisa ser composto por várias fontes.
Existem as fontes diretas e indiretas, contendo essa última duas subdivisões: as fontesreconhecidas e as fontes delegadas. As fontes Diretas do Direito estão relacionadas com a lei e os costumes, as duas não se misturam uma vez que os hábitos sociais podem aderir ou não as leis. As fontesindiretas são: a doutrina e a jurisprudência, a doutrina nada mais é do que livros publicados contendo pensamentos e ideias de alguns escritores e pensadores, a jurisprudência é um conceito de comojulgar casos que se repetem muitas vezes nos tribunais.
Em relação as subdivisões das fontes indiretas temos que: fontes reconhecidas se dão quando o ordenamento vem de normas já existentes,produzidas por ordenamentos diversos e anteriores; essas fontes podem ser relacionadas com os costumes que geralmente são aderidos as normas já existentes, formando um novo ordenamento. Já as fontes delegadasse dão quando há a delegação do poder de produzir normas jurídicas a poderes ou órgãos inferiores, como por exemplo quando se dá aos cidadãos a autorização de produzirem regras jurídicas, assim essespassam a desempenhar um papel de órgão estatal jurídico.

6. Embora o poder originário possa ser considerado o fundamento de todo e qualquer ordenamento jurídico e referência última de todas asnormas, para que esse funcione bem, devem haver limites tanto internos, quando externos. O ordenamento novo que surge a partir do poder originário nunca elimina totalmente as norma que o antecederam,parte delas o integram através de uma recepção tácita ou expressa, sendo assim, o novo ordenamento surge limitado pelos ordenamentos anteriores; São esses os limites externos do poder soberano. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ordenamento jurídico
  • Ordenamento juridico
  • Ordenamento juridico
  • ordenamento juridico
  • ORDENAMENTO JURÍDICO
  • Ordenamento Jurídico
  • Ordenamento juridico
  • Ordenamento jurídico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!