Ordenaçao apa

Páginas: 5 (1072 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Nome: Clédison José Gonçalves.

Ordenação
Ordenação é o ato de se colocar os elementos de uma sequência de informações, ou dados, em uma relação de ordem predefinida, em outras palavras, efetua sua ordenação completa ou parcial. As ordens mais usadas são a numérica e a lexicográfica (alfabética). Contudo, existem ordens, especialmente de dados compostos, que podem ser não triviais de seestabelecer. Existem várias razões para se ordenar uma sequência. Uma delas é a possibilidade se acessar seus dados de modo mais eficiente.
Entre os mais importantes, podemos citar bubble sort (ou ordenação por flutuação), heap sort (ou ordenação por heap), insertion sort (ou ordenação por inserção), merge sort (ou ordenação por mistura) e o quicksort.
Entre os mais importantes, podemos citar bubblesort (ou ordenação por flutuação), heap sort (ou ordenação por heap), insertion sort (ou ordenação por inserção), merge sort (ou ordenação por mistura) e o quicksort.
Abaixo vou explicar um pouco sobre os principais algoritmos existentes, coloquei apenas os que mais acho importante para se fazer com características diferentes em determinadas ocasiões. 

Algoritmo de ordenação por inserçãoEsse algoritmo, como muitos outros, é baseado em ações que nós (como pessoas) fazemos no dia-a-dia para resolver o problema. Lembra quando você está jogando baralho, e suas cartas já estão na mesa e você precisa colocá-las na mão de uma forma ordenada? Essa ordenação deve ser feita de uma maneira que você esteja acostumado a escolher uma carta facilmente para jogar mais rápido e melhor... Éexatamente isso que o algoritmo de ordenação por inserção faz por baixo dos panos. A idéia principal dele é: adiciona-se um item qualquer à estrutura de dados, depois, para cada item que ainda não esteja na estrutura, antes de adicioná-la, comparar com cada item que já está nela (consequentemente já ordenada) até encontrar a posição a ser encaixada. É exatamente o que fazemos com o baralho. Essa opção éboa quando temos uma entrada pequena de dados, para entradas grandes pode se consumir muito tempo de processamento.

Algoritmo Bubblesort
Talvez um dos mais populares dos algoritmos para ordenação seja o bubblesort, isso pela fácil memorização de como funciona e como é fácil a sua implementação. Ele consiste basicamente em intercalar elementos, por isso se enquadra na categoria de ordenação porintercalação, a implementação dele é simples. Com uma estrutura de dados desordenada inicia-se o algoritmo pelo primeiro elemento, depois faz-se a comparação dele com todos os que estão depois dele na estrutura desordenada, portanto com 4 linhas de código dá para se implementar.

Algoritmo Mergesort
Um algoritmo bem interessante por alguns motivos. Esse é um algoritmo que segue uma técnica dedividir para conquistar na base de sua idéia principal. O raciocínio básico para que ele funcione é o seguinte: ordenar uma estrutura significa ordenar várias subestruturas internas já ordenadas, caso essas estruturas não estejam ordenadas, basta ordená-las pelo mesmo método (ordenar suas subestruturas internas... até o infinito), é um algoritmo com uma base bem matemática e com um método beminteressante para estudo. Como a idéia pode não ter ficado bem clara vou mostrar um exemplo: ordenar 6, 3, 4, 8, 1, 2, 3, 5... o algoritmo irá dividir em pares ordenados: {3,6}, {4,8}, {1,2}, {3,5}, depois ir fazendo o merge desses dados, ou seja, juntando-os em dois pares ordenados: {3,4,6,8}, {1,2,3,5}, depois juntar novamente: 1,2,3,3,4,5,6,8. No final do algoritmo a seqüência inicial está ordenada apartir de divisões... Por sua base bem estruturada esse algoritmo tem tempo médio bem rápido.
Algoritmo Heapsort
Esse algoritmo tem tempo de execução de um algoritmo de ordenação por intercalação, e faz as suas operações localmente, sempre apenas um número constante de elementos é armazenados fora da estrutura de dados, como é feito o algoritmo por inserção. Mas o que ele tem de interessante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apas
  • apa
  • APAS
  • Apas
  • Ordenação
  • Ordenação
  • Ordenação
  • Ordenação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!