ORATÓRI PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO

455 palavras 2 páginas
ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO

O livro tem como fulcro a disciplina da arte de falar bem e de convencer o público. Traça dicas e técnicas para melhorar a dicção na pronúncia das palavras. A perspectiva é desenvolver a eloquência e a persuasão, pois não são todos que nascem com o dom de convencer, diante disso, só através da árdua prática constante se terá um bom repertório de palavras, para a elaboração de um pensamento coerente na transmissão do conhecimento.

A Oratória é caracterizada pela arte de falar bem em público. Aristóteles dizia que somente o homem, entre todos os animais, possui o dom da palavra; a voz indica tão só dor e prazer, e por essa razão não foi outorgada aos outros animais. A palavra, contudo, tem a finalidade de fazer entender o que é útil ou prejudicial, o que é justo e injusto.

Segundo Polito “A palavra exerce extraordinário poder. É o mecanismo básico que, agindo nos hemisférios cerebrais, ajusta o ser humano ao meio ambiente e à convivência social: condiciona, provoca reações, induz, seduz, motiva, sugestiona, hipnotiza, integra, harmoniza, dá segurança etc...”.
A boa exposição do fato e do direito, feita com clareza e sinceridade, em linguagem correta e convincente, é o segredo do sucesso na sustentação oral nos tribunais e no trabalho da defesa no Tribunal do Júri. Segredo que se desvenda nos ensinamentos deste ensaio.

Polito ensina que a imagem de um advogado é o seu trabalho, e a oratória é a parte mais importante que ainda perdura sobre a qualidade como profissional do direito. Quem os vê assomando a tribuna, ou tomando a palavra em um tribunal, ou perorando em uma mesa de negociação, tem sempre a expectativa de uma comunicação eloquente e arrebatadora.

A boa comunicação deverá acompanhá-lo em todas as etapas importantes da vida. As faculdades de Direito cada vez mais exigem que os alunos apresentem oralmente seus trabalhos, propiciando o seu desenvolvimento e articulação da oratória na vida

Relacionados