oratorisa

995 palavras 4 páginas
Química - 4º Bimestre
Question 1
Notas: 1
(UPF - adaptada) Analise as informações a seguir.

Aminas e amidas são funções orgânicas nitrogenadas muito importantes, sendo suas substâncias comumente encontradas em muitos organismos vivos, com propriedades peculiares. No caso das aminas destacam-se a dopamina e a serotonina, responsáveis por informações químicas do sistema; por sua vez, as amidas, como a ureia e o ácido úrico, são matérias-primas bastante utilizadas em laboratórios químicos e farmacêuticos para a produção de outros materiais.

A respeito desses grupos de compostos orgânicos, é incorreto afirmar que
Escolher uma resposta. a. aminas com até 5 átomos de carbono na molécula, inclusive as terciárias, são compostos orgânicos insolúveis em água devido à existência de carbonos tetraédricos em sua estrutura, o que torna essas moléculas apolares. b. amidas mais simples são solúveis em água e pouco solúveis em solventes apolares como o n-hexano. c. uma amina primária apresenta apenas um átomo de hidrogênio substituído; secundária é aquela que apresenta dois átomos de hidrogênio substituídos, e uma amina terciária, três átomos de hidrogênio substituídos. d. aminas são compostos orgânicos derivados da amônia e, como o átomo de nitrogênio pode ceder um par de elétrons, as aminas possuem caráter básico. e. as amidas são todos os compostos orgânicos que apresentam um átomo de nitrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila.
Question 2
Notas: 1
(FUVEST) O alucinógeno mescalina tem a seguinte fórmula estrutural:

Qui_40

Nela estão presentes as funções orgânicas
Escolher uma resposta. a. éter e fenol. b. éster e amina. c. fenol e amina. d. éter e amina. e. éster e amida.
Question 3
Notas: 1
(FUVEST) Hidrocarbonetos halogenados, usados em aerossóis, são também responsáveis pela destruição da camada de ozônio da estratosfera. São exemplos de hidrocarbonetos halogenados
Escolher uma resposta. a. CH3COCℓ e CH3OCH2Cℓ.

Relacionados