Oratoria

Páginas: 3 (688 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
DEZ DICAS PARA VOCÊ FALAR BEM EM PÚBLICO
01 APRESENTAÇÃO PESSOAL: Roupas, sapatos limpos e higiene pessoal garantem uma ótima recepção entre os ouvintes. Lembre-se: Um semblante alegre. A primeiraboa impressão é a que fica...

02 NATURALIDADE: Em 1º lugar: Seja natural! Em 2º lugar: Seja natural! E... finalmente, em terceiro lugar: Seja natural! Não incorpore em si aquela falsa máscara doartificialismo. Elimine a rigidez dos músculos faciais e do globo ocular, pronuncie a palavra maçã, macieira e macieiral.

03 CALMA, RELAXAMENTO E AUTO-CONFIANÇA: Antes de falar ou apresentar-se empúblico, faça em sua casa um alongamento. Estique as mãos, braços, pernas, gire o pescoço suavemente. Respire profundamente pelo nariz, solte o gás carbônico suavemente pela boca, por duas ou trêsvezes. Relaxe-se!... Aperte firmemente a sua mão e diga: "Sou inteligente e sou capaz! Eu sei, quero, posso e faço"! - "A minha apresentação será um sucesso"!

04 NÃO ANTECIPE O MAU-HUMOR: Não antecipeo mau-humor pelos erros não cometidos. Preste atenção nos discursos que antecedem e pense, positivamente, que o seu será melhor. Não segure nada nas mãos de extravagante para não chamar a atenção dosouvintes. Antes de dirigir-se à apresentação, aperte as mãos discretamente, descarregando a tensão, e respire suavemente. Evite os vícios de abotoar e desabotoar o paletó, coçar-se a todo instante,dedo no nariz. O macete para vigiar o comportamento inconsciente é imaginar-se sendo filmado.

05 DICÇÃO, VOZ E RESPIRAÇÃO: Pronuncie bem todas as sílabas, especialmente as finais. Faça umtreinamento de respiração diário enchendo bem os pulmões, coloque uma caneta na boca e pronuncie claramente: "A gata branca capenga que gostava de caçar codornas aprecia o mameluco melancólico que medita,enquanto a bela baiana, boneca de bronze pisca ao deputado demagogo decifrando os documentos de Madalena”.

06 GESTO E POSTURA: Mais uma vez, enfatizamos a naturalidade na postura e nos gestos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oratoria
  • Oratoria
  • Oratoria
  • oratoria
  • Oratória
  • Oratória
  • Oratoria
  • ORATORIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!