oratoria jossefina

483 palavras 2 páginas
Índice:
1 = Introdução
1-2 = A importância da oratória
2 = Oratória
2-1 = A Divisão da oratória
2-2 = Conclusão
1 = Introdução

A pregação e a forma mais expressiva de dissernimar o evangelho de cristo , e ocupou lugar central no ministério terrestre de jesus . Ele identificou – se como pregador publico quando visitou a sinagoga de Nazaré , na galileia afirmando que fora enviado para evangelizar aos pobre , pregar liberdade aos cativos e anunciar o ano aceitável do senhor ( Lc 4.16-21).

1-2= A importância da oratória
Jesus foi um pregador itinerante . seu púlpito era quase sempre improvisado : um monte , a popa de um barquinho , o alto de uma pedra , a casa de amigos , ou mesmo a tribuna e uma sinagoga . Não tinha um lugar fixo ou uma sede . Ia de vila em vila em aldeia em aldeia , e de cidade em cidade . Seu estilo eletrizante arrastava após si multidões para ouvir seus sermões cheios de graça e autoridade divina.
Segundo escreveu John Broadus “ a pregação de jesus incluía todos os elementos calculados com o fito de mover a mente em todas as direção de levar o homem a ver sentir e tomar decisões morais”. Portanto Jesus foi o exemplo perfeito de pregador . Exerceu esse ministério em casas de família , nas sinagogas , ao ar livre e em particular , a qualquer pessoa que a quisesse ouvir, como no caso de Nicodemos (Jo 3.1-3).

Todo pregador deve ter em mente e significado e a importância dos três elementos chaves da homilética já citados: oratória, eloquência e retórica.
A oratória é a arte de de falar em público. Existem, pelos menos, cinco formas distinta de oratória: a acadêmica, a forense a politica, a religiosa e a popular.
2 = A oratória
A oratória constitui um gênero literário que une o ao útil, tendo por obras orações ou discursos, como também toda espécie de composições com a finalidade de persuadir e comover os ouvintes.

2-1= A divisão da oratória
A oratória acadêmica é utilizada nos discursos universitários, nos grêmios literários e

Relacionados