orartória

301 palavras 2 páginas
COMUNICACÃO EM PUBLICO
Como toda arte, a Oratória também possui suas técnicas e dicas relevantes.
Desenvolver a habilidade de comunicação e oratória, tomando-a clara, precisa e eficaz, por meio do desenvolvimento de técnicas e estratégias para as mais diversas atuações de um profissional como: vendas, liderança, negociações, apresentações em publico e relacionamento interpessoais.
Saber se comunicar passou a ser um dos requisitos básicos para quem deseja uma promoção, se destacarem em uma entrevista, vender um produto ou apenas manter o emprego atual. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. E mesmo os mais tímidos podem se sobressair e impressionar chefes, clientes e colegas.
A dica para se falar em público são imprescindíveis para qualquer profissional que busca o crescimento em sua carreira.
Exemplos:
. Linguagem do auditório: descobrir qual a formação intelectual, seus principais objetivos de vida, ocupações primordiais e qual o sexo predominante – possibilita o uso dos termos, exemplos, analogias e ideias valorizadas pelo auditório.
. Razão x emoção: a dosagem correta no tom do discurso ou da apresentação é sempre definida pela plateia. Para predominância de intelectuais privilegia a razão. Diante de auditória menos instruída, deve haver a predominância da emoção.
. Ilustre suas ideias: nós, latinos, adoramos histórias. Uma boa palestra possui muitos quadros, imagens, fatos, analogias, estatísticas. Conceitos devem vir acompanhados de ilustrações.
. Ter conhecimento extra: a abordagem clara e adequada requer vasto conhecimento e experiência sobre o assunto.
. Aperfeiçoar o olhar: dirigir o olhar para os mais diversos pontos do auditório. Focar os olhos entre as sobrancelhas de cada participante.
. Movimentar-se: os movimentos corporais são excelentes estímulos para manter a atenção. Evitar andar linearmente diante do auditório. Os movimentos devem ser triangulares.
. Recursos visuais: o adequado

Relacionados