Oralismo

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Oralismo tem como característica principal a idéia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país, podendo assim integrar-se à comunidade ouvinte.

O oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilita a aprendizagem da língua oral, proporcionando a integração do surdo na comunidade ouvinte.
Estima-seque mais de 95% dos surdos são filhos de pais ouvintes que não conhecem a Língua de Sinais. Com isso, as crianças apresentam isolamento psicológico e prejuízo no desenvolvimento lingüístico, cognitivo e social, com conseqüências negativas no acesso à informação.

Durante todo o tratamento a participação familiar é de fundamental importância, pois é a família que irá fornecer as reaisestimulações de linguagem, já que a mesma convive com o surdo a maior parte do tempo, conhecendo assim a vivência da criança, podendo então contextualizar o discurso
O aprendizado da língua oral pelo surdo é difícil e o processo é muito longo, podendo durar de 8 a 12 anos, dependendo de inúmeros fatores, como a época da perda auditiva, o grau da perda, a participação da família, entre outros.

O surdo(portador de surdez severa e/ou profunda) não tem condições de adquirir a língua oral naturalmente. Ele necessita sempre de terapia fonoaudiológica que possa oferecer estimulação sistematizada da língua oral. A criança, a família e os profissionais envolvidos devem se esforçar bastante para obtenção do sucesso desejado.


1


A comunicação total é uma filosofia, que tem como principalpreocupação, estabelecer a comunicação entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes. A comunicação total acredita que somente o aprendizado da língua oral, não garante pleno desenvolvimento da criança surda, visto que o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, não é garantido com o uso exclusivo desta língua3. Uma das diferenças entre a comunicação total e as outras filosofias, é que esta defende ouso de qualquer recurso linguístico, seja a língua de sinais, a linguagem oral ou códigos manuais , facilitando a comunicação com as pessoas surdas. A comunicação total privilegia a comunicação e a interação e não apenas a língua (ou línguas). Outra característica importante é que essa filosofia valoriza bastante a família da criança surda, acreditando que a esta, cabe o papel de compartilhar seusvalores e significados3No Brasil além da língua brasileira de sinais (Libras) a comunicação total também utiliza:
Datilologia ou alfabeto manual – representação manual das letras do alfabeto.
Cued-speech – sinais manuais que representam os sons da língua portuguesa.
Português sinalizado – língua artificial que utiliza o léxico da língua de sinais com a estrutura sintática do português e algunssinais inventados para representar estruturas gramaticais do português que não existem na língua de sinais.
Pidgin – simplificação da gramática de duas línguas em contato, no caso, o português e a língua de sinais3A comunicação total recomenda o uso simultâneo desses códigos manuais, com a língua oral, esta forma simultânea é chamada de bimodalismo. A língua de sinais não pode ser utilizadasimultaneamente com o português, pois não temos capacidade neurológica para processar simultaneamente duas línguas com estruturas diferentes.

O bilinguismo, aliado aos estudos linguísticos, teve origem a partir das mobilizações de diversas comunidades que, por sua vez, mostravam a insatisfação dos surdos com a proibição do uso da língua de sinais3.
O modelo bilíngüe de educação pressupõe umapostura de respeito humano aos surdos, fazendo com que eles se desenvolvam não como aqueles que têm uma dificuldade, que tendem ao fracasso, mas sim como indivíduos capazes e completos5.
O surdo é concebido como indivíduo pertencente a uma comunidade minoritária (comunidade surda), usuário da língua de sinais e que tem as mesmas capacidades e potencialidades que qualquer indivíduo ouvinte6.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oralismo
  • ORALISMO
  • Oralismo
  • oralismo
  • Oralismo
  • Oralismo
  • Oralismo
  • oralismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!