ORALISMO X BILINGUISMO

410 palavras 2 páginas
ORALISMO X BILINGUISMO
Conceito
Oralismo e Bilinguismo são dois métodos de ensino para surdos.
Oralismo
É uma corrente comunicativa que foi muito utilizada na educação dos surdos no século XIX perdurando até os anos 70. Consiste no ensino da língua materna através da imposição da oralização nos processos de aprendizagem do surdo. Dessa maneira, neste método é proibida qualquer manifestação que se diferencie da fala, como ocorre na comunicação gestual e na utilização de mímicas. Portanto, o surdo deveria utilizar a fala, os vestígios de audição remanescentes, e um comportamento semelhante ao do ouvinte para ser aceito socialmente e finalmente ser curado da surdez através da prática da fala.
Em 1880, em Milão, foi realizado um Congresso Internacional de Educadores de Surdos com a finalidade de se decidir qual método seria adotado na educação dos surdos. Após votação, proibiu-se quaisquer outros métodos de ensino diferente do oralismo que passou a ser o método oficial a ser utilizado.
Bilinguismo
O Bilinguismo contrapõe-se ao oralismo porque considera a comunicação visual e gestual prioritária no ensino da linguagem. Nesta corrente, ensina-se primeiramente a língua de sinais, que é considerada a linguagem natural dos surdos, e secundariamente a língua dos ouvintes, que pode ser manifesta apenas em sua forma escrita.
Somente no dia 24/04/2002, através da lei nº 10.436, o governo federal Brasileiro reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão oficial da comunidade surda brasileira
Principais argumentos a favor do Oralismo:
1) A comunicação por sinais seria um método de comunicação inferior, inconveniente e destituída de rigor científico.
2) O surdo deveria se adequar ao meio social onde vive.
3) O oralismo desenvolveria a leitura labial dos surdos, facilitando a sua comunicação com os ouvintes, fato que não ocorreria com o uso de sinais gestuais.
Principais argumentos a favor do Bilinguismo
1) A comunicação por sinais seria a linguagem natural dos

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas