oralismo, a comunicação total e o bilinguismo

Páginas: 2 (357 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Atividade

a) Na Unidade 1, você conheceu a história da educação dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Elabore umquadro com as principais características dessas três abordagens e escreva uma conclusão, apontando os benefícios que o bilinguismo poderá possibilitar para a vida do surdo e para o seu processoeducacional. Poste sua atividade no Portfólio.

Oralismo, busca inserir o surdo na comunidade ouvinte priorizando a língua oral do pais, negando a surdez e priorizando o aprendizado da fala e não dalinguagem de sinais, considerando assim o surdo como um ouvinte com defeito e busca com o aprendizado da fala uma maneira de igualar os surdos dos ouvintes, alunos surdos ensinados com métodos educacionaisfocados no oralismo não tem bons rendimentos acadêmicos e da oralidade.

Comunicação total, intende o surdo como uma pessoa e não alguém com uma patologia médica, trabalha com a completa liberdadede expressão dos surdos tanto por meio da oralidade, sinais, da soletração ou combinação desses modos, o sistema de linguagem por sinais utilizado no Brasil é o português sinalizado, o portuguêssinalizado não garante melhorias no rendimento acadêmico, o surdo muitas vezes não intende o que é comunicado por esse meio, por que o processo é o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele nãoconhece, dificultando o entendimento da mensagem que está sendo passada para ele.

Bilinguismo, defende o uso da linguagem de sinais como primeira língua no contato com outros surdos adultos e alíngua majoritária do pais como segunda, para os estudiosos no assunto o bilinguismo pode garantir a criança surda um desenvolvimento linguístico e cognitivo semelhante ao percebido em criançasouvintes.

Conclusão: O Bilinguismo facilita a comunicação da comunidade dos surdos adultos facilitando sua comunicação pois eles reconhecem a LIngua Brasileira de Sinais (Libras) como sua linguagem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oralismo,comunicacao total, bilinguismo
  • O oralismo, a comunicação total e o bilingüismo.
  • Oralismo, bilinguismo e comunicação total
  • Oralismo, comunicação total, bilinguismo
  • Oralismo, comunicação total e bilinguismo
  • O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo
  • Oralismo, comunicação total e bilinguismo
  • oralismo, comunicação total e bilinguismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!