Oralismo, comunicação total e bilinguismo

386 palavras 2 páginas
Oralismo, Comunicação Total e bilingüismo.

Oralismo sua principal características é a ensino da língua oral .oralismo visa a integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral do país.Seu objetivo é improvisar a reabilitação da criança surda em direção a normalidade, negando a surdez e enfatizando a obtenção da fala.O oralismo vê o surdo como um ouvinte com deformidade e percebe que a aquisição da oralidade concebe a probabilidade de igualar os surdos aos ouvintes.No oralismo era proibido o uso de sinais e contato com outros surdos.A conversação de sinais era percebida como uma comunicação de segunda classe que careceria de ser rigorosamente bloqueada.Ressaltavam o sentido da fala em prejuízo do desenvolvimento lingüístico.

A comunicação Total e suas principais características. De acordo com Denton (1976, p. 4), apud Freeman, Carbin, Boese (1999, p. 171), a definição freqüentemente citada é a seguinte:

A Comunicação Total implica em que a criança com surdez congênita seja introduzida precocemente em um sistema de símbolos expressivos e receptivos, os quais ela aprenderá a manipular livremente e por meio dos quais poderá abstrair significados ao interagir irrestritamente com outras pessoas. A Comunicação Total inclui todo o espectro dos modos lingüísticos: gestos criados pelas crianças, língua de sinais, fala, leitura oro-facial, alfabeto manual, leitura e escrita. A Comunicação Total incorpora o desenvolvimento de quaisquer restos de audição para a melhoria das habilidades de fala ou de leitura oro-facial, através de uso constante, por um longo período de tempo, de aparelhos auditivos individuais e/ou sistemas de alta fidelidade para amplificação em grupo.
Algumas dos benefícios do bilingüismo, e que os surdos não carecem desejar ser iguais aos ouvinte, podendo aceitar a surdez. O principal objetivo que a filosofia bilíngüe traz é de que os Surdos formam um grupo, de culturas próprias e língua próprias. Algumas vezes os

Relacionados