Orações subordinadas

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Introdução

Este trabalho tem como objetivo o estudo das orações subordinadas , que é toda oração que se associa a uma oração principal e exerce uma função sintática (sujeito, objeto, adjunto adverbial etc.) em relação à oração principal. As orações subordinadas classificam-se, de acordo com seu valor ou função.
Neste estudo falaremos sobre as subordinadas substantivas que sãoaquelas orações subordinadas que exercem as seguintes funções: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto. E as subordinadas adverbiais aquelas que equivalem a advérbios em relação a outra oração. Os adjuntos adverbiais são termos acessórios das orações; são determinantes. Os determinantes adverbiais acrescentam "ao predicado o esclarecimento de lugar,tempo, modo etc."

Oração Subordinada Substantiva Subjetiva

É a oração que funciona como sujeito da oração principal. Para encontrar o sujeito de qualquer verbo, deve-se perguntar a ele “Que é que...?”
Existem três estruturas de oração principal que se usam com subordinada substantiva subjetiva:

1)Verbo de ligação + predicativo + oração subordinada substantivasubjetiva.
Ex: É necessárioque façamos nossos deveres.
Em que “É” é verbo de ligação,“necessário” funciona como predicativo do sujeito e “que façamos nossos deveres”, como oração subordinada substantiva subjetiva, pois, se perguntarmos ao verbo “ser” “Que é que é necessário?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

2) Verbos como convir, constar, parecer, importar,interessar, suceder, acontecer + oração subordinada substantiva subjetiva.
Ex: Convémque façamos nossos deveres.
Em que “Convém” tem como sujeito “que façamos nossos deveres", pois, se perguntarmos a ele “Que é que convém?”, obteremos como resposta “que façamos nossos deveres”.

3)Verbo na voz passiva + oração subordinada substantiva subjetiva.
Ex: Foi afirmadoque vocêsubornou o guarda.
Em que “Foi firmado” é locução verbal passiva que tem como sujeito “que você subornou o guarda”, pois se perguntarmos à locução verbal “Que é que foi afirmado?”, obteremos como resposta “que você subornou o guarda”.

Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

É a oração que funciona como objeto direto da oração principal. O objeto direto é ocomplemento do verbo transitivo direto. Constata-se que um verbo é transitivo direto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem ...... , ....... algo”; o “algo” funcionará como objeto direto. Por exemplo, o verbo “comprar”: Quem compra, compra algo.

Ex:Todos desejamosque seu futuro seja brilhante.

Em que “desejar” é verbo transitivo direto, pois “quem deseja, deseja algo”.“Todos desejamos” oquê? Resposta:“que seu futuro seja brilhante”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva direta.

Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

É a oração que funciona como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o complemento do verbo transitivo indireto. Constata-se que um verbo é transitivo indireto, colocando-o no seguinte esquema:“Quem...... , ....... + prep + algo”; o “algo” funcionará como objeto indireto. Por exemplo, o verbo “precisar”: Quem precisa, precisa de algo.

Ex:Lembro-me deque tu me amavas.

Em que “lembrar-se” é verbo transitivo indireto, pois quem se lembra, lembra-se de algo.“Lembro-me” de quê? Resposta:“de que tu me amavas”, portanto o nome da oração é subordinada substantiva objetiva indireta.Oração Subordinada Substantiva Completiva Nominal

É a oração que funciona como complemento nominal de um termo da oração principal, que será um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. O complemento nominal é sempre antecedido de uma preposição, logo todas as orações subordinadas substantivas completivas nominais são iniciadas por preposição que provenha de substantivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orações Subordinadas
  • Oraçoes Subordinadas
  • Orações Subordinadas
  • oraçoes subordinadas
  • Orações subordinadas
  • Orações subordinadas
  • oraçôes subordinadas
  • Orações subordinadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!