Oração aos moços

Páginas: 9 (2176 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Oração aos moços

Oração aos moços é uma obra de Rui Barbosa que possuía como objetivo guiar os precoces advogados e magistrados. Nessa oração, Rui passa muito de sua experiência contando-nos fatos de sua vida, como desempenhou a magistratura por tanto tempo, e qual era o carácter ético e honrado que possuía quando cuidava dessas questões de grandes magnitudes.
Paraninfo da turma de 1920do Largo de São Francisco, e fornecendo conselhos como um verdadeiro pai, ele nos ensina como deve-se comportar um advogado e um magistrado , como estudar, como conseguir ir em frente em um país com leis tão desiguais. Barbosa, de uma forma confortável, nos explica poeticamente como o nosso coração consegue ser muito mais do que um órgão interior, como a ira se dá, como nossos inimigos sãoimportantes, como a igualdade tem se mostrado irregular em nosso sistema jurídico.
Essa oração, é muito mais do que uma simples obra, é um livro ético que nos dá todas lições possíveis para sermos bem sucedidos na carreira jurídica, e o é feito da maneiro mais bonita possível, como conselhos de um próprio pai. “Não, filhos meus (deixai−me experimentar, uma vez que seja, convosco, este suavíssimonome)”(p13)


Como dito acima, Barbosa brilhantemente nos mostra como o coração pode não ser somente o que pensávamos.Essa frase mostra como o coração tem sentidos diferentes do que só o carnal e habitual apresenta. Uma demonstração que o coração tem um elemento sublime, de fé.

“Quando ele já não estende o raio visual pelo horizonte do invisível, quando sua visão tem por limite a do nervo óptico, éque o coração, já esclerótico, ou degenerescente, e saturado nos resíduos de uma vida gasta no mal, apenas oscila mecanicamente no interior do arcaboiço(...)” (p13)
“E, assim, está o coração, cada ano, cada dia, cada hora, sempre alimentado em contemplar o que não vê, por ter em dote dos céus a preexcelência de ver, ouvir e palpar o que os olhos não divisam, os ouvidos não escutam, e o tato nãosente”(p14)



Rui Barbosa parece ser bem saudoso em relação a sua formação jurídica e de quanto tempo exerceu a advocacia. Um poeta além de tudo, conforme dialoga conosco, futuros bacharéis, transmite o ar de um tutor, alguém que se preocupa com a juventude jurídica que há de exercer a advocacia um dia, e que siga em frente.

“Era presunção, era temeridade, era inconsciência insistir nainsana pretensão da minha fraqueza. Só um predestinado poderia arrostar empresa tamanha. Desde 1892 me empenhava eu em lutar com esses mares e ventos. Não os venci. Venceram−me eles a mim. Era natural. Deus nos dá sempre mais do que merecemos. Já me não era pouco a graça (pela qual erguia as mãos ao céu) de abrir os olhos à realidade evidente da minha impotência, e poder recolher as velas, navegantedesenganado, antes que o naufrágio me arrancasse das mãos a bandeira sagrada.” (p17)

Muito esclarecedora é a parte abaixo, e ao que me parece, trás a relação de justiça em seu seio. As três verdades deveriam ser a todo o momento defendidas e honradas, mas encontra dificuldades pela sua fragilidade, pela miséria de advogados. Mas que mesmo assim, vivendo o que ele viveu, não se pode maldizer,se não a perdoar, nem a descrer, senão a esperar. Nesse trecho, parece revelar um pouco o que é a magistratura.


“Preguei, demonstrei, honrei a verdade eleitoral, a verdade constitucional, a verdade republicana. Pobres clientes estas, entre nós, sem armas, nem oiro, nem consideração, mal achavam, em uma nacionalidade esmorecida e indiferente, nos títulos rotos do seu direito, com que habilitaro mísero advogado a sustentar−lhes com alma, com dignidade, com sobrançaria, as desprezadas reivindicações. As três verdades não podiam alcançar melhor sentença no tribunal da corrupção política do que o Deus vivo no de Pilatos.
Quem por uma causa destas combateu, abraçado com ela, em vinte e oito anos da sua Via Dolorosa, não se pode ter habituado maldizer, senão a perdoar, nem a descrer,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • oração aos moços
  • oração aos moços
  • oração aos moços
  • Oração aos moços
  • Oração aos Moços
  • Oraçao aos moços
  • oração aos moços
  • ORAÇÃO DO MOÇO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!