orçamento

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
O orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. Montar um planejamento orçamentárioconsiste em reunir e analisar as variáveis empresariais para que se faça possível antever o futuro. O mais importante, é que quando planejamos estrategicamente, ganhamos tempo para uma ação de melhorqualidade, visto que as variáveis que podem ser controladas foram antecipadamente gerenciadas de forma a nos preocuparmos somente com aquilo que é imprevisível. O esforço concentrado na direção corretaaprimora a qualidade e ganha tempo da tomada de decisão empresarial. Para Lunkes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evitadispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.   O alinhamento com o plano de contas garantirá uma melhor classificação dos documentos, integração econtrole contábil ao orçamento.
Com a globalização e a abertura dos mercados, intensificou-se a concorrência, o que passou a exigir inovação e respostas rápidas das organizações. Só que, na prática, osexecutivos despendem mais tempo discutindo detalhes do orçamento do que pensando estrategicamente. 
Ao longo do tempo, diversas abordagens complementares ou alternativas ao processo orçamentáriotradicional têm surgido como o orçamento base-zero, o orçamento flexível, o orçamento contínuo, o orçamento baseado em atividades e o beyond budgeting; todas tentando minorar as deficiências constatadasna prática orçamentária das empresas.
Segundo Welsch (1983, p. 30), “as decisões de última hora padecem da falta de estudos, análises, avaliações e consultas preliminares em termos adequados”. Osprocessos de planejamento e orçamento buscam evitar a tomada de decisão baseada no improviso. Macedo (2004) diz que o orçamento influencia, positivamente, o comportamento quando as metas dos gestores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamentos
  • Orçamentos
  • orçamento
  • Orçamento
  • Orçamento
  • Orçamentos
  • orçamento
  • orçamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!