Orçamento e orçamentação

Páginas: 9 (2197 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
1-Orçamento e orçamentação

Orçamento não se confunde com orçamentação. Aquele é o produto; este, o processo de determinação.
A estimativa dos custos-e o conseqüente estabelecimento do preço de venda-é basicamente um exercício de previsão. Muitas são os itens que influenciam e contribuem para o custo de um empreendimento.
Um dos fatores primordiais para um resultado lucrativo e o sucesso doconstrutor é uma orçamentação eficiente. Quando o orçamento é malfeito, fatalmente ocorrem imperfeições e possíveis frustrações de custo e prazo. Aliás, geralmente erra-se para menos, mas errar para mais tampouco é bom.
Por ser a base da fixação do preço do projeto, a orçamentação torna-se uma das principais áreas no negócio da construção.
Emgeral, um orçamento é determinado somando-se os custosdiretos (mão-de-obra de operários, material, equipamento) e os custos indiretos (equipes de supervisão e apoio, despesas gerais do canteiro de obra, taxas etc...) e por fim adicionando-se impostos e lucro para se chegar ao preço de venda.


2-Orçamento nas empresas

A atividade de orçamentação não é exclusiva das empresas de construção. Também escritórios de arquitetura estimam o custo de execução deseus projetos, as empresas projetistas e os consultores orçam seus serviços técnicos, as fabricas calculam o custo final de seus produtos, os subempreiteiros estimam o custo de suas empreitadas e o governo faz orçamentos dos projetos e obras a executar (antes de licitá-los).
Em várias empresas, o setor de orçamento é o destino natural dos engenheiros e técnicos recém-formados. Os mais antigos eexperientes estão sempre na produção, ou seja, no campo, e terminam inconscientemente por desprezar o trabalho dos orçamentista por considerarem-no destituído de natureza prática. Assim, escritórios e campos passam a ser compartmentos estanques: o orçamentista não conhece a prática e não tem retroalimentação por parte dos engenheiros de produção; estes, por sua vez, não acreditam no que foi orçado enem sequer abrem os relatórios e planilhas para obter referências de produtividade, equipes e custos. O ideal é que haja um espírito de corpo e que escritório e campo se completem. O orçamentista precisa visitar as obras e receber do pessoal de campo as produtividades reais, os percentuais de perda dos principais insumos e comentários Acer dos parâmetros de orçamento. Assim aos poucos vai sedesfazendo a desprezível máxima de que “quando uma obra dá dinheiro o mérito é do engenheiro de produção, mais quando perde dinheiro é porque o orçamentista errou”.

3-Atributos do orçamento

Os principais atributos do orçamento são: aproximação, especificidade e temporalidade.

3.1-Aproximação
Por basear-se em previsões, todo orçamento é aproximado. Por mais que todas as variáveis sejam ponderadas, hásempre uma estimativa associada. O orçamento não tem que ser exato,porém preciso. Ao orça uma obra, o orçamentista não pretende acertar o valor em cheio, mas não se desviar muito do valor que efetivamente irá custar. O orçamento presta-se a dar uma idéia mais ou menos próxima daquele valor. Quanto mais apurado e criteriosa for a orçamentação, menos será sua margem de erro.
A aproximação de umorçamento está embutida em diversos itens:
a) Mão-de-obra
Produtividade das equipes- quando, por exemplo, se admite que um pedreiro gasta 1 hora para fazer 1m² de alvenaria de blocos cerâmico, será por meio dessa premissa que o total de Mao-de-obra de alvenaria será calculado. A produtividade afeta diretamente a composição de custo.
Encargos sociais e trabalhista- o percentual de encargos queincidem sobre a mão-de-obra leva em conta premissas tais como incidência de acidentes do trabalho, rotatividade para calculo de aviso prévio,faltas justificadas e outros elementos arbitrados a partir de parâmetros estatísticos e históricos.
b) Materiais
Preço dos insumos- não se pode afirmar com certeza que os preços cotados durante a orçamentação serão os praticados durante a obra....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • orcamentacao
  • Orçamentação
  • Orçamentação e preços
  • Resenha de Orçamentação
  • Orçamento
  • Orçamentos
  • Orçamentos
  • orçamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!