Orçamento publico e orçamento privado

Páginas: 16 (3896 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
INTRODUÇÃO

O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos. Dois aspectos considerados como chaves do planejamento financeiro podem ser destacados: O Planejamento de Caixa e O Planejamento de Lucro. O primeiro envolve a preparação de orçamentosde caixa da empresa; por sua vez, o planejamento o de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrações financeiras projetadas, as quais não apenas são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também são comumente exigidos pelos credores atuais e futuros.
O processo de planejamento financeiro inicia-se com planos financeiros à longo prazo ou estratégicos, que por sua vezdirecionam a formulação de planos e orçamentos operacionais de curto prazo. De forma geral, é por meios desses planos e orçamentos a curto prazo que se implementam os objetivos estratégicos a longo prazo da empresa.

O Orçamento público é um instrumento de planejamento e execução das Finanças públicas. Na atualidade o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e fixação das Despesaspúblicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente ilustrativo das despesas públicas ali previstas. Os orçamentos contem estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício, que, no Brasil, coincide como o ano civil.ORÇAMENTO E PLANEJAMENTO NAS EMPRESAS

Planejamento financeiro é parte importante da estratégia da empresa para alcançar os resultados financeiros pretendidos. Mensurados os investimentos, as prioridades e a sustentabilidade do projeto, o administrador entra em ação para dimensionar as fontes de recursos e montar os orçamentos, como uma espécie de roteiro para orientar os agentes envolvidos.

Ocrescimento da empresa é conseqüência de uma série de fatores, que envolve volume de vendas com margens de lucros adequadas para remunerar de forma satisfatória o capital investido e um plano de recebimentos e pagamentos calculados com segurança, garantindo a permanência da empresa no mercado.

As decisões sobre o futuro demoram algum tempo para ser implantadas, por isso o processo para se chegarao objetivo deve ser estudado com antecedência. Quando ele é traçado, o empresário está, na prática, decidindo o caminho a seguir para aumentar seu capital e de seus sócios. Com uma visão clara do desempenho econômico, os controles gerenciais se incumbem de apurar os desvios (diferenças) entre o que a empresa se propõe a alcançar e os resultados financeiros efetivamente obtidos.

A gestãofinanceira passa, portanto, pelo planejamento, que muitas vezes existe informalmente na cabeça do pequeno e médio empresário, ou na intuição desenvolvida pela experiência. Mas devido à relativa dificuldade para se dimensionar as oscilações macroeconômicas, empresas menores têm dificuldades para construir uma estratégia financeira de longo prazo. Esta é, inclusive, uma das razões para que entrem emdificuldades financeiras e cheguem à falência.

Esse mecanismo de gestão permite que a administração acompanhe o desempenho dos negócios e reveja se necessário, ao longo do caminho, as metas estabelecidas. Porque ele é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível do esperado  e se apóia em instrumentos gerenciais que coordenam as diversas atividadesda empresa. É o tipo de mecanismos com o qual se avalia o dia a dia, sem perder de vista o planejamento de longo prazo.

Os modelos de gestão podem ser muito diferentes em termos de complexidade, mas quase todos possuem previsão de vendas, projeções de balanço, demonstração de resultado e fluxo de caixa, necessidades de ativos, necessidades de financiamentos e premissas econômicas. Em seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento privado
  • ORÇAMENTO PRIVADO
  • Orçamento Privado
  • Orçamento público
  • Orçamento público
  • Orcamento público
  • Orçamento Público
  • orçamento público

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!