Orçamento nas organizações modernas: qual a importância

Páginas: 9 (2203 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
ORÇAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS: QUAL A IMPORTÂNCIA?!
INTRODUÇÃO
O orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados.
Montar um planejamento orçamentário consiste em reunir e analisar as variáveis empresariais para que se faça possível antever o futuro. O mais importante, é quequando planejamos estrategicamente, ganhamos tempo para uma ação de melhor qualidade, visto que as variáveis que podem ser controladas foram antecipadamente gerenciadas de forma a nos preocuparmos somente com aquilo que é imprevisível. O esforço concentrado na direção correta aprimora a qualidade e ganha tempo da tomada de decisão empresarial.
HISTÓRICO
O processo orçamentário é o elementoprincipal do controle gerencial na maior parte das organizações, possuam elas fins lucrativos ou não. Para Lunkes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos. Essa definição prévia de gastos é consubstanciada no orçamento que, segundoo mesmo autor, é um “plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como base parcial para a subseqüente avaliação de desempenho”.
Frezatti (2005) ressalta que o orçamento anual é responsável por implementar as decisões tomadas no plano estratégico da organização. O orçamento nas empresas nasceu nos anos 20 do século passado como uma ferramenta de gestãode custos.
Grandes corporações como Siemens, GM e Dupont adotaram de imediato o sistema que estabelecia metas fixas e planejamento contábil para o futuro. Posteriormente, esse sistema foi aperfeiçoado por Henry Ford, que trabalhava sob a lógica de primeiro produzir bens em grande quantidade para só depois se preocupar com a venda. Para aquela época, era uma maneira simples e eficaz de seprogramar operações e controlar desempenho de funcionários e departamentos. Nos anos que se seguiram a 1930, com o aparecimento da administração científica, a aplicação do orçamento empresarial tomou grande impulso. Hansen et al (2003) explicam que, em meados da década de 1960, Robert Anthony estabeleceu uma estrutura de controle gerencial, em que dois processos de controle foram consideradoscomplementares ao controle gerencial propriamente dito: o planejamento operacional e o estratégico. Ele verificou que o planejamento operacional assume formas muito diferentes nas organizações, refletindo características tecnológicas e operacionais díspares. Dada esta ampla
variedade de práticas no planejamento operacional, o autor preferiu focar seus estudos nos processos mais gerais de controlegerencial. Da mesma forma, ele concebeu o planejamento estratégico como uma atividade irregular (pelo menos, na época) que nos acontece mais alto escalões de uma organização, mas que provê os objetivos e metas que guiarão o processo de controle gerencial. Embora visse o planejamento estratégico como um processo essencial, ele considerou-o um campo de estudo distinto do controle gerencial. Isto posto, aárea de controle gerencial se definiu em função do desejo de se estudar os processos comuns a todas as organizações, e que demonstrassem um padrão rotineiro e regular. Em decorrência desse enfoque, criou-se uma visão de controle baseada na contabilidade, haja vista que apenas os sistemas contábeis eram comuns a todas as organizações. Considerando ainda que o controle requeresse padrões, contra oqual o desempenho deveria ser avaliado, o orçamento naturalmente se tornou o referencial para comparação. Isto acabou levando o orçamento anual a ser utilizado como a base fundamental do sistema de controle. O alinhamento com o PLANO DE CONTAS garantirá uma melhor classificação dos documentos, integração e controle contábil ao orçamento. Em face do exposto, segundo Hansen et al. (2003), várias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos de aplicação no prazo e dentro do orçamento sua importância nas organizações
  • Fluxo de caixa e orçamento como intrumento de importancia para as organizações
  • A LOGÍSTICA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DIÁRIO DAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS
  • Organizacoes modernas
  • Organizações Modernas
  • Organizações modernas
  • Relação entre as estratégias e objetivos da produção a importância da avaliação da produtividade para as...
  • Pim viii retrata a importância da tecnologia da informação (ti) para as organizações modernas.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!