Orçamento familiar

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GABRIELA MONTEIRO CALDAS
JOSIANE LENALDA RODRIGUES
SALETE ALVES DE SOUZA PIO

ORÇAMENTO FAMILIAR

Trabalho Referente à Disciplina de Administração Financeira do DocenteKathie Prochnow, do Período Matutino, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso.

Rondonópolis – MT
Novembro/2008
SUMÁRIO

1 ORÇAMENTO FAMILIAR 03
2.1 Primeiros Passos 03
2.2 Orçamento Mensal 04
2.3 Elaboração do Orçamento Familiar 04
2.4 Modelo Prático de Orçamento Familiar 05
2.4.1 ModeloMensal 06
2.4.2 Modelo Anual 07

1 ORÇAMENTO FAMILIAR

O orçamento familiar não é apenas anotar as despesas realizadas, envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.
A elaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o desua família.
Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família, é um passo para que cada um esteja comprometido e faça sua parte. É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.
Fazer um orçamento significa, entre outras coisas, avaliar minuciosamente sua situação financeira, e identificar como andam suasdespesas e suas receitas.
É importante que toda a família participe dos planos financeiros, assim ficarão unidos em torno dos mesmos objetivos. Não adiantará traçar metas financeiras se cada membro da família não entender o papel que tem a cumprir para alcançarem juntos os resultados esperados.
Chame a família e juntos avaliem os gastos. Dos maiores e mais importantes comoalimentação, moradia e educação dos filhos, aos menores, como a pipoca do cinema e o cabeleireiro do fim de semana.
Saiba que por melhor que seja sua renda, todos os recursos são finitos. Portanto, sempre haverá espaço para cortar despesas desnecessárias em favor de um grande objetivo familiar. Lembre-se que ao dividir a responsabilidade sobre a vida financeira da família, você estará somandoesforços, e multiplicando as possibilidades de sucesso.

2.1 Primeiros Passos

Poucos brasileiros têm o hábito de colocar no papel suas receitas e despesas. Organizar as contas significa ter real dimensão de sua saúde financeira. Feito isso, você pode ter uma agradável surpresa, e descobrir que tem mais dinheiro do que pensa, ou tomar um baita susto com o tamanho da sua dívida.
Sem umplanejamento realista fica difícil reservar algo para investir. Portanto, você deve aprender a organizar sua vida financeira, para descobrir como transformar os sonhos de hoje em uma realidade futura.
Quantas vezes você já teve a sensação de que seu dinheiro simplesmente evaporou? Aquela nota de R$ 50,00 some de sua carteira e você nem lembra como gastou. A sua previsão, feita no início domês, de que teria dinheiro sobrando quando terminasse de pagar as contas quase sempre se transforma numa peça de ficção. Estes são alguns sintomas da falta de planejamento financeiro. Sem planejamento, não há como realizar seus sonhos.
Nem sempre é fácil gerir um orçamento familiar, para poupar é preciso abdicar de alguns gastos. É fundamental ter um pé de meia equivalente a cinco ou seisvezes o rendimento mensal da família para eventuais imprevistos. É muito importante saber gerir o nosso dinheiro numa época em que os apelos ao consumo são excessivos. Quase tudo está acessível a todos. Cada vez mais, é essencial estar consciente das reais necessidades de cada um e definir prioridades.

2.2 Orçamento Mensal

Todos os meses devemos elaborar o orçamento. É um cálculo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento Familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • Orçamento familiar
  • orçamento familiar
  • Orçamento Familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!