Orçamento empresarial

Páginas: 17 (4218 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Welsch (1996) define orçamento como um plano administrativo que abrange todas as fases das operações em um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa e para suas subdivisões. Ele está inserido no campo da economia empresarial, por se tratar de um instrumento quepermite que todas as decisões econômicas sejam tratadas de forma padronizada, facilitando o controle dos recursos financeiros.

Para Magalhães e Lunkes (2000), o orçamento pode ser sintetizado com um plano de ação detalhado, desenvolvido e distribuído como um guia para as operações e como uma base parcial subsequente avaliação de desempenho.

Já Brookson (2001) define oorçamento como um plano de atividades futuras, onde ele pode assumir diversas formas, mas, normalmente reflete os departamentos e o conjunto da empresa em termos financeiros, fornecendo bases para se aferir o desempenho da empresa.

IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL

O orçamento empresarial traduz o planejamento e o controle em algo mais estruturado e palpável no processo deadministração. Sua utilização é um dos principais instrumentos de execução do planejamento estratégico e de controle de operações. Nele as empresas têm um importante instrumento para programar, acompanhar, estimular, motivar e controlar suas estratégias e operações.

Kaplan e Norton (2000, p. 292) ressaltam que com a escassez de recursos, a definição prévia dos gastos se torna necessária para bemaplicá-los. O orçamento tem como papel a análise detalhada e a conexão das diferentes áreas da empresa, unindo planejamento estratégico com planejamento de recursos, sistemas de medida de desempenho e recompensas para que se possa atingir o resultado final deseja.

Frezatti (2000) ressalta que o orçamento é responsável por programar as decisões tomadas no plano estratégico da organização.Já Welsch (1996) diz que tanto as atividades empresariais como as não empresariais devem ter metas e objetivos. No campo empresarial, ele cita como objetivos o lucro e a contribuição para o melhoramento econômico e social do ambiente externo à empresa. Macedo (2004) inclui como objetivos das empresas a continuidade, a expansão e a lucratividade. De maneira semelhante, as atividades nãoempresariais possuem objetivos definidos, que podem ser o cumprimento de determinada missão ou o alcance de determinado resultado.

PLANEJAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Segundo Frezatti (2000, p.18), planejar implica definir uma “pré-decisão”. Decidir implica em optar por alternativas de ações excludentes, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação ao risco etc. Fazendo aanálise inversa, decidir antecipadamente significa planejar o próprio futuro, sendo que estes planos podem ser concebidos a nível estratégico, administrativo ou operacional. As decisões estratégicas dizem respeito à função definida da empresa em maximizar o retorno sobre o investimento, EVA (Economic Value Added).

De acordo com Welsch (1996, p.50), para que o planejamento econtrole de resultados sejam construídos sobre alicerces firmes, devem-se embasar nos seguintes princípios: Envolvimento administrativo; adaptação organizacional; contabilidade por áreas de responsabilidades; orientação para objetivos; comunicação integral; expectativas realistas; oportunidade; aplicação flexível; reconhecimento do esforço individual e do grupo; acompanhamento. Estes fundamentosdizem respeito à execução efetiva do processo de administração nas grandes organizações modernas, representando orientações, atividades e abordagens administrativas desejáveis e necessárias para a implantação do processo de planejamento e controle orçamentário.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ORÇAMENTO

Segundo Noreen e Garrison (2001, p. 262) as empresas se beneficiam muito de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento empresarial
  • Orçamento Empresarial
  • Orçamento Empresarial
  • orçamento empresarial
  • Orçamento empresarial
  • orçamentos empresariais
  • ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
  • orçamento empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!